Agora sou igualado a alguém que coloca numa lista: *I have the same question about the self named "Wikimedia Brasil" (real name: Multirões pelo Conhecimento Livre). Why WMF allow those people to act and talk in their name?*
Há 6 assinaturas, nas quais duas são invalidas, pois como o nome diz são *local chapters*, logo locais, Wikimedia Brasil, devem estar no Brasil. E só as pessoas que participaram do CP, todas acreditam no sistema de mutirões, são 5, mais umas 4 ou 5 pessoas dessa lista, 14 pessoas, 4 legalistas, sendo que apenas um participa das discussões e realmente sabe e pode escolher que lado quer ficar.
Não, nem toquei nessa página: http://meta.wikimedia.org/w/index.php?title=Wikimedia_Brasil&action=hist...
Não tente dizer que eu sou legalista, quando eu quis ser uma ONG, era quando eu não via/existia outra possibilidade. E como eu já disse, acho que ninguém é contrário, mas do modo que está é mandar quem não acredita nesse modelo calar a boca e ser apagado. Não há uma menção direta, "Existem algumas linhas dentro da Wikimedia Brasil, a que acredita no modelo arcaico utilizado por outras Wikimedias e o modelo de mutirões criado pela Wikimedia Brasil"
Quanto a proposta WikiSP, se lesse metade do que eu escrevo antes de tacarem pedra veria que eu já disse que Wikimedia Brasil legal eu não acredito que pode dar certos, pequenos capítulos que só arrecadariam e resolveriam pequenas coisas administrativas, mas delegariam as ações e atividades à Wikimedia Brasil num sistema de mutirões, poderia dar.
Lembro que quem é contra algo são as pessoas que se dizem legalistas, não vi ninguém que acredita em mutirões dizer, ou ter ações para impedir a visão do outro. Acho que as opiniões foram "só acho que não dará certo" "é um sistema atrasado" "é perda de tempo", acabou, podem criar uma página para isso, não vejo importância, mas devem deixar claro que a Wikimedia Brasil hoje é representada pelos que aqui estão, sejam eles Wikiniquins, legalistas, falso moralistas, surubistas, ou qualquer coisa, todos devem estar visíveis, não uma única opinião, tanto que nunca apagamos o*s* estatuto*s*. O que há na página Wikimedia Brasil no meta é uma imposição ditatorial (a cara de "anarquistas"[sarcasmo]), não há referências ao outro Estatuto discutido, não há referências de que todo o trabalho realizado até agora foi feito em mutirões, que trabalhos foram e estão sendo feitos, muito menos a referência da essência dessa comunidade que é a Carta de Princípios. ** vale a pena ressaltar
A adesão, ainda que tácita, a esta Carta de Princípios é condição para a participação como voluntário dos mutirões.
Outra coisa:
*Os projetos da Wikimedia têm escopo internacional, e o movimento Wikimedia já tem um impacto significativo em todo o mundo. Para continuar esse sucesso em nível organizacional, a Wikimedia está construindo uma rede internacional de organizações associadas. Atualmente, há capítulos da Wikimedia em 30 países. *
*Local chapters (capítulos locais) são organizações auto-suficientes que compartilham os objetivos da Wikimedia Foundation e a representam dentro de uma determinada região geográfica. Eles apoiam a Wikimedia Foundation, a comunidade e os projetos da Wikimedia de diferentes maneiras - angariando doações, organizando eventos e projetos locais e difundindo a palavra da Wikimedia, Conteúdo Livre e cultura Wiki. Oferecem também à comunidade e aos potenciais parceiros um ponto de contato capaz de satisfazer as necessidades locais específicas. * * Imagine um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento. Esse é o nosso objetivo. *
Isso prova que mesmo os ditos ativos e sabidos, não sabem o que é um local chapter, eles só colocam que devem estar alinhados com os objetivos, não com os projetos. Ou seja, não há a necessidade de ser Wikipedista para ser de um local chapter, a própria Wikimedia Foundation não contrata Wikipedistas, não venha com estupidez.
Tudo o que os mutirões fizeram e fazem até hoje é disseminar a cultura livre, não somente em projetos da Wikimedia Foundation, mas às vezes utilizando a plataforma Wiki, às vezes apenas com o ideal, isso não faz com que eles deixem de representar o Movimento Wikimedia, a meu ver um projeto pokemon ( para aqueles que não sabem é dos pseudos-projetos da Wpedia-pt) é muito menos válido que um projeto CP, ou um Sesc Pompeia da vida. E exatamente por ser um processo colaborativo aberto, se você achar que está uma merda, você pode arregaçar suas manguinhas e criar um. O problema dos legalistas é que eles nunca fazem nada só falam, ué, crie um "mutirão hierárquico" cobre das pessoas para entrar nele e deleguem cargos para fazerem sei lá o que, vocês são livres pra tal. Ah é, não é do seu feitio, como há cargos pode-se culpar o topo e esperar que ele o faça. Diferente do sistema de mutirões, onde todos trabalham, e não tem a quem culpar.
Na realidade é só uma falta de status, acharam que apenas editar nos projetos teriam alguma projeção aqui e quebraram a cara, quem trabalhou foi colocado em foco o resto foi apagado.
Passar bem.
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 7971-8884