Concordo com o Lu Gusto em todos os pontos apresentados. Essa questão do material que o Célio(Sturm) foi pago pra fazer como contratado do catalisador e demorou seculos para terminar e entregar prejudicou bastante o andamento das atividades do Catalisador, principalmente na minha área, que era o Programa de Educação, mas vida que segue!
Um dos pontos falhos que vejo desde então é a falta de transparência nos processos e principalmente na documentação de tudo que é feito e discutido, vide renovação do Grupo de Usuários Wikimedia do Brasil.
Escrevi 95% da proposta do User Group que foi apresentada e aprovada pelo AffCom, articulei e conversei com os membros do AffCom em várias oportunidades (inclusive fui no encontro do Iberocoop no México com tal objetivo e no encontro de capitulos visando fortalecimento do grupo e atividades em conjunto com outros capitulos) e também conversei com varios wikipedistas experientes sobre a importancia da formação do grupo e pedi pessoalmente que dessem endosso na proposta, mesmo sendo eu um cara novo no movimento.
Li e conversei com muitas pessoas para entender todos os problemas inerentes a proposta de formação do capitulo brasileiro, briguei, discuti, pedi recursos, coloquei inclusive minha posição como contratado do programa catalisador na berlinda para apoiar a formação do grupo, que ao meu ver era para ter se fortalecido através da parceria com o catalisador e de atividades em conjunto com a Ação Educativa e outros capítulos.
E ao final, depois de tanta briga, fim do catalisador, minha exclusão do grupo que ajudei a formar(mesmo não havendo qualquer critério previamente definido sobre quem era membro e quem não era) nada mudou e como o mesmo Lu Gusto disse, várias boas oportunidades foram sumariamente ignoradas, o que rolou foi por convite de terceiros ou ultimas ajudas do extindo catalisador no repasse de convites e contatos.
No fundo, acho que ninguem é obrigado a dar esclarecimento de nada nem ficar se justificando. O que está feito está feito, só acho que o pessoal deveria ser menos reativo e mais proativo e parar com essa mania de ficar minando e impedindo os outros com esse papo de "vc não pode fazer pq isso a gente pode fazer". Então pegue e faça PÔ!
Acabei deixando de fazer várias atividades e abandonando vários projetos por medo de chegar na hora da execução e algumas pessoas entrarem de sola e eu me queimar e queimar ainda mais a visão que as pessoas tem da wikipedia no Brasil.
Ninguém é obrigado a fazer nada... só não atrapalhem os outros a fazer. Se não tem projeto ou ideia pra tocar num evento, deixe que outros se candidatem.
Temos que acabar também com essa síndrome da ultima bolacha do pacote. Tá cheio de pacote de bolacha cheio por aí.
Esse ano promete, tenho várias idéias em andamento e pretendo tocar muita coisa bacana para o movimento Wikimedia(não pra mim)!
E eu não vou mais deixar de ir em atividade pq tem alguem que "está de mal de mim", apenas me ignorem. Não vou mais perguntar... vou pegar e vou fazer. Assim como fiz o WLE 2014 e já estou fazendo o WLE 2015. Onde eu ver oportunidade pra fazer atividade que gere benefícios para o movimento wikimedia e eu tiver tempo pra tocar... eu vou fazer!! Vou anunciar na esplanada, vou jogar na lista, de forma transparente como sempre tenho feito e vou convidar quem acho que pode ajudar e claro... sempre respeitando as normas e recomendações de cada projeto.
Como já falei na esplanada da Wikipédia, a bandeira da Wikimedia é apenas uma das várias que eu carrego e contribuo, portanto não esperem participação minha nas longas discussões sobre um dado artigo ou 1.000 edições semanais, vou ajudar com o que sei e no que eu acho bacana de fazer.
Carnaval ja passou e 2015 promete!
Abraços a todos
Rodrigo Padula
Em 20 de fevereiro de 2015 15:30, Luiz Augusto lugusto@gmail.com escreveu:
Para o caso do Brasil, vamos nos esquecer dos gastos um pouco e olhar os resultados.
O evento que contou com 30 pessoas, eu inclusive, resultou em... Nada. Não foi aproveitada a sinergia do momento. Dane-se os custos, foi desperdiçado o mais caro de um trabalho voluntário, que é a motivação.
O que o User group fez nesses meses?
As duas apostilas e os três vídeos que um voluntário a mais de dez anos liberou ao público apenas após um faniquito interno meu já estavam 90% prontos a meses (tenho versões anteriores aqui). Esse voluntário, no entanto, foi integrante remunerado do catalisador por quase dois anos; deveria ter os concluído e disponibilizado ao menos um ano antes, como parte de suas atribuições do serviço remunerado. O mesmo voluntário jamais escreveu um email sequer nesta lista, apesar de ler todos. Prefere fazer reuniões presenciais.
Tais materiais, viabilizados e pagos no catalisador, certa seriam apresentados como feitura em nível de voluntariado.
O maior evento de TI foi prontamente ignorado pelos voluntários, mesmo com diversas organizações quase implorando pela sua presença. No fim, foi feito um improviso, que certamente esses voluntários apresentam à WMF como um grande feito.
O User group foi renovado após eu ter dito publicamente que ele já havia expirado. Esse dado constava inclusive em termos assinados por pelo menos dois voluntários.
O que mais os voluntários fizeram?
A impressão que eu tenho é que demonizaram um grupo (com minha ajuda, infelizmente) para esse outro grupo poder fazer menos coisas ainda.
O primeiro grupo fez apenas escolhas talvez equivocadas. Já o segundo, se pauta pela preguiça e relaxo.
Em 20/02/2015 14:40, "Wilfredor" wilfredor@gmail.com escreveu:
Lembre-se que as organizações sem fins lucrativos são construídos para gastar dinheiro. Não me lembro de tal organização, que disse: "Este ano, precisamos de menos dinheiro."
Eles criaram um sistema incrivelmente complexo de cargos burocráticos, usando capítulos com resultados duvidosos. Adicionalmente de complexas técnicas de coleta e medição de resultados que retornam resultados igualmente duvidosa.
Concursos de fotografia são mantidos adicionando milhares de imagens de lixo, nenhuma informação mínima dentro commons. Campanhas de edição, onde quatro pessoas se sentam para escrever artigos para o benefício das instituições são feitas. Esquecendo-se de que as pessoas devem contribuir porque a filosofia é suficientemente altruísta e não para ganhar um prêmio ou porque eles trabalham em um museu.
Eu testemunhei como Entourage WMF com capítulos e representantes ficar em hotéis mais luxuosos das cidades mais caras na Europa, tomando vinhos caros e ficar dias extras após a reunião oficial. Você se perguntou por que Wikimania é realizado nas capitais e cidades do mundo mais caros?, Há uma parceria entre empresas de turismo e amigos de WMF?, Eu não sei sobre isso. Enquanto isso, projetos como Kiwix, não temos nenhum dispositivo antigo MacOSX, para realizar os testes. Projetos para países do terceiro mundo não são importantes porque não há pessoas a doar dinheiro.
WMF pedir dinheiro emprestado em nome da livre colaboração de muitos participantes, no entanto, eles têm jogado algumas migalhas para o comundad para a comunidade a se distrair, roendo os ossos enquanto eles andam calmamente a tomar a melhor parte de filé, esta é uma técnica bem conhecido populista, eu jogo pedaços de pão ao povo para criar vícios enquanto enriquesco me com a maior parte do bolo. Para receber o dinheiro não tem um emprego, no entanto, alguns usuários têm a idéia falza para fazer carreira no WMF. WMF tem crescido de gordura, e quando as pessoas engordam, eles não escutam.
Quando você paga a comunidade, a comunidade é corrompido e viciado em seguida, sempre na esperança de contribuir para o benefício econômico e de viagens, refeições, etc .. O espírito ea filosofia de mudar o mundo com o conhecimento ao alcance de todos torna-se a esperança de que dá para receber um benefício.
Em 20 de fevereiro de 2015 14:21, Rodrigo Padula rodrigopadula@gmail.com escreveu:
Você não entendeu o meu ponto até agora.... vida que segue!
Em 20 de fevereiro de 2015 14:15, Fabio Azevedo fazedo@gmail.com escreveu:
Padula,
A preocupação com aqueles que se aproximação do movimento para benefício pessoal é constante e legítima (e dá-lhe o combate ao spam na wikipédia). Mas neste caso, acho que sua preocupação está exagerada, toda essa gente que ganhou viagens (como você disse) contribui e muito para a construção do conteúdo Wikipédia. Lembre que a WMF só tem dinheiro porque existe a Wikipédia. Parabéns para eles, que tiram do bolso para completar os custos da viagem e vão lá mostrar toda a força do voluntariado.
Abraço, Fabio
Em 20 de fevereiro de 2015 13:56, Rodrigo Padula rodrigopadula@gmail.com escreveu:
É muita panela pra pouco angú :-)
Vejo muita gente no movimento nacional e internacional se unindo mais para gerar benefícios politicos para alguns e viagens p/ eventos do que para o movimento como um todo.
Há mais união para a crítica e desconstrução do que para a produção de algo útil para o movimento.
Além disso tudo, meus argumentos acabaram sendo reforçados com o que o Lugusto e Lestaty têm apontando aqui nos ultimos meses bem como todo essa discussão aqui
https://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:%C3%81gora/Adequa%C3%A7%C3%A3o_do_wi...
Por essas e outras eu tenho corrido atrás de coisas por fora, sem pensar no "vamos fazer" e no "o que vcs acham da idéia de fazer isso".
Quando vejo algo legal.. vou lá e faço, se alguém quiser participar e ajudar, bom, senão, tento fazer do meu jeito no meu tempo livre!
O WLE 2014 foi meio assim, e o 2015 deve seguir o mesmo caminho.
Abraços e bom final de semana a todos!
Rodrigo Padula
Em 20 de fevereiro de 2015 13:42, Fabio Azevedo fazedo@gmail.com escreveu:
Padula,
Qual é o teu ponto? De que grupos políticos fala? Qual é tua crítica?
Fabio
Em 20 de fevereiro de 2015 10:41, Rodrigo Padula rodrigopadula@gmail.com escreveu: > Sem sombra de dúvidas, o User Group é uma excelente oportunidade > para > desenvolver projetos e atividades impactantes nos projetos > Wikimedia, > e claro, é também um ótima forma de melhorar a imagem do movimento > Wikimedia Brasileiro lá fora. > > Confesso que pela agressividade que o Catalisador e Ação Educativa > foram tratados de forma geral no antes/durante/depois, pensei que o > grupo seria mais ativo e proativo no pós Wikimania. > > O AffCom renovou o grupo mesmo sem terem demonstrado atividades > organizadas pelo próprio grupo(grande parte do que ocorreu nos > ultimos > anos aconteceu através de ajuda da equipe do catalisador ou > indicação/convite vindos dele). A própria escrita da proposta e > aprovação dependeu muito de um membro do catalisador. > > Outra coisa que acho estranha é que só vejo movimentação nas > vésperas > de eventos internacionais e encontros onde pode rolar aquela viagem > 0800. Viajam, retornam e nada muda... nenhum plano de ação na ida é > apresentado e nada retorna como experiência da ida ao evento que > gere > projetos futuros. > > Acho que é o momento do pessoal repensar 2015 para que o Brasil não > continue coadjuvante na organização e até mesmo política do > movimento > Wikimedia internacional > > Acredito muito nos projetos e no potencial do trabalho colaborativo > e > seriamente em tudo que o movimento global de colaboradores tem > gerado, > mas confesso que fico cada vez mais cético quanto a estrutura e > seriedade dos "grupos políticos" formados dentro do movimento. > > Rodrigo Padula > > 2015-02-18 19:21 GMT-02:00 Luiz Augusto lugusto@gmail.com: >> Eu trocaria o *more* por *some* atividade (já que o que foi feito >> até o >> momento foi menos do que o catalisador fazia, e basicamente os >> exatos pontos >> em que era criticado: viagens e editatons sem acompanhamento >> posterior). >> >> Quem sabe a parte de ser uma renovação anima o pessoal? >> >> ---------- Forwarded message ---------- >> From: Carlos M. Colina maorx@wikimedia.org.ve >> Date: Wed, Feb 18, 2015 at 2:24 PM >> Subject: [Wikimedia-l] Renewal of Recognition to Wikimedia >> Community User >> Group Brasil >> To: wikimedia-l@lists.wikimedia.org >> >> >> Dear all, >> >> The Affiliations Committee has recently resolved [1] to renew the >> recognition of Wikimedia Community User Group Brasil as a Wikimedia >> User >> Group for another year. /Parabéns /to our fellow wikimedians in >> Brazil and >> looking forward to see more activities and events from you guys! >> Tudo de >> bom! :-) >> >> Regards, >> Carlos >> >> >> 1: >> >> https://meta.wikimedia.org/wiki/Affiliations_Committee/Resolutions/Renewals/... >> -- >> "*Jülüjain wane mmakat* ein kapülain tü alijunakalirua jee >> wayuukanairua >> junain ekerolaa alümüin supüshuwayale etijaanaka. Ayatashi waya >> junain." >> Carlos M. Colina >> Socio, A.C. Wikimedia Venezuela | RIF J-40129321-2 | >> www.wikimedia.org.ve >> http://wikimedia.org.ve >> Chair, Wikimedia Foundation Affiliations Committee >> Phone: +972-52-4869915 >> Twitter: @maor_x >> _______________________________________________ >> Wikimedia-l mailing list, guidelines at: >> https://meta.wikimedia.org/wiki/Mailing_lists/Guidelines >> Wikimedia-l@lists.wikimedia.org >> Unsubscribe: >> https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-l, >> >> mailto:wikimedia-l-request@lists.wikimedia.org?subject=unsubscribe >> >> >> _______________________________________________ >> WikimediaBR-l mailing list >> WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org >> https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l >> > > _______________________________________________ > WikimediaBR-l mailing list > WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org > https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l