Apenas é importante definir o que é censura gratuita e o que é necessário para se preservar a privacidade e dignidade de uma pessoa (ou como disse o Tom, não abusar da liberdade de expressão). Se há resultados em um mecanismo de busca que me ofendem ou me trazem prejuízo na minha vida pessoal, não é justo pedir sua retirada ? Ou se uma pessoa comete um crime, mas pagou sua pena para com a sociedade, é justo que seja estigmatizada permanentemente ? Creio que todos possam ter o direito do esquecimento. Lógico que isto não é culpa do mecanismo de busca, mas é problemático quanto estes mecanismos armazenam nossas informações sem permissão e abrem ao público de forma que possa nos trazer prejuízo. Das duas uma: ou contratamos especialistas em SEO para nos ajudar na vida privada, ou do jeito que a coisa vai, teremos de ter o direito de ter outras identidades no futuro.
E a grande pergunta: já procurou seu nome no Google hj ?
Rodrigo
Em 29/10/2011, às 09:49, Everton Zanella Alvarenga everton137@gmail.com escreveu:
Não sei se tendência a censura é a melhor explicação. Talvez a causa disso seja estarmos num país pouco acostumado com a liberdade de expressão.
Gosto muito do trabalho da ONG Artigo 19
Na onda da descredibilidade de ONGs por causa de várias picaretas ou ineficientes, está aí um exemplo de uma organização não governamental sem fins lucrativos que faz um trabalho sério, importante e necessário. A notícia que o Névio enviou apenas confirma isso http://www1.folha.uol.com.br/tec/996834-brasil-e-o-pais-que-mais-pediu-ao-google-remocao-de-conteudos.shtml.
Abraços,
Tom
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l