Devemos em primeiro lugar definir as diretrizes do que deve ser a Wikimedia Brasil. Vejo uma grande briga sobre Carta de Príncipios, Estatuto, isto ou aquilo. Creio que devemos entender que ainda que hajam as melhores intenções políticas e sociais dos membros, estamos em um país capitalista ocidental, que exige de uma Wikimedia Brasil um rigor de uma instituição e não aglomerado de pessoas sem sentido algum.
Creio que a formalização se torne necessária como instituição jurídica. Antes disto, talvez seja interessante a criação de um Termo de Adesão que possua os dados do solicitante, e cuja assinatura implique na submissão à Carta de Príncipios já criada. Através disto teriamos um grupo de pessoas para estabelecer grupos de trabalho e votações. Pessoas como OS2, 555 e afins que não querem revelar o seu nome e seus dados, permaneçam nas pédias e afins, mas não terão como participar ativamente da Wikimedia.
Após existir este grupo inicial e regras de votação consolidadas, creio que haveria um ganho de velocidade nas decisões muito maior.
2009/1/31 Rodrigo Pissardini rodrigopissardini@gmail.com
Caros,
Após todas estas discussões, intrigas, brigas e afins, creio que devemos amadurecer nossas visões, criar "vergonha na cara" e pensarmos em realmente organizar e modelar a Wikimedia Brasil. Estamos há mais de 6 meses nos perdendo em discussões intermináveis por ofensas pessoais, sendo que o mais interessante seria, mesmo tendo pontos discordantes, chegarmos à um consenso. Todos os lados fizeram coisas interessantes, se propuseram a coisas legais, e o WikiBR, o Campus Party e outros eventos estão aí mostrando que mesmo com tanta balbúrdia dá para fazer muita coisa.
Chamo a todos os interessados desta lista, aqueles que se proponham a deixar as querelas e brigas de lado, que montemos um grupo de consenso, e que este grupo possa tornar a Wikimedia Brasil uma realidade. Todos têm suas vidas, seus sonhos, suas metas pessoais e talvez não possuam tempo suficiente para dedicar-se a um projeto como este. Mas os que se proporem, peço que possam realmente ter *vontade* para fazer as coisas e não somente brigar. *Propor soluções reais e não apenas apontar problemas* e estabelecer regras claras e simples: votou, não foi aprovado ou foi aprovado, que a oposição se contente com o resultado. A maioria é burra, como diz o ditado popular, mas é a única maneira de termos aqui agilidade nas decisões, competência e satisfazer, senão todos, a maioria.
Por isto proponho que encaminhemos as discussões neste sentido, e pensemos em organizar encontros periódicos, não apenas bate-papo de boteco, mas realmente encontros para discussão de propostas relevantes. Convido a todos que se interessem neste sentido a se manifestarem. Aqueles que não tem tempo para isto, que possam colaborar com suas opiniões, mas não reclamem por não participarem das decisões ativas. E para aqueles que acham que não serão representados, que tudo isto é pataquada, etcetc, se não tiveram competência de até agora fazer algo melhor, que apoiem as ações no sentido de construir a Wikimedia agora, ou chorem pelos cantos e bem longe do projeto.
Sem mais,
-- Rodrigo de Sousa Pissardini