Caros,
Em 2011, a Wikimedia Argentina realizou um encontro de delegados dos diversos grupos participantes do Iberocoop http://br.wikimedia.org/wiki/Iberocoop. O Encontro Wikimedia Ibero-Americano 2011 http://meta.wikimedia.org/wiki/Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano_2011 ocorreu em Buenos Aires e reuniu dois delegados de cada um dos dez grupos, em uma sala do departamento de pós-graduação na Universidad de la Plata. Pelo Brasil, participaram CasteloBranco e Lechatjaune, conforme combinado na lista de distribuição.
A Wikimedia Argentina recebeu apoio da WMF, através de /grant/, para realizar este evento, que o grupo escolheu tornar recorrente (anual) e rotativo (cada edição em um país-sede diferente). Na ocasião, a Wikimedia Portugal manifestou a intenção de sediar a segunda edição da conferência, em 2012. Mais recentemente, outros grupos também manifestaram tal interesse, nomeadamente: Chile, México e Brasil. A Daniela, que esteve em Buenos Aires durante a conferência do Iberocoop, sugeriu http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/2011-October/008235.html o Rio de Janeiro e fez uma boa pesquisa http://br.wikimedia.org/wiki/WikiBrasil_2012 sobre a logística de um evento como este.
Em novembro de 2011, a Wikimedia Portugal declinou de sua intenção em sediar o evento e apoiou a candidatura do Brasil, para que o evento possa ocorrer em um país de língua portuguesa, em alternância ao evento anterior, ocorrido em um país de língua espanhola. Com autorização de Manuel de Sousa, transcrevo suas palavras:
/"Dado o enorme interesse de diversos capítulos pela Iberoconf 2012, a Wikimedia Portugal cede, de bom grado, a organização deste evento. No entanto, dado que a primeira Iberoconf se realizou num país de língua espanhola (a Argentina), achamos que, como sinal de boa convivência, a segunda edição do encontro ibero-americano deve ter lugar num país de língua portuguesa. Por consequência, havendo interesse e disponibilidade dos nossos colegas brasileiros, advogamos que seja o Brasil a acolher a Iberoconf 2012." /
Com isso, a Wikimedia Brasil deve agora decidir pelo interesse ou não em realizar este evento em 2012, para responder aos demais membros do Iberocoop. Caso recuse, é necessário dar tempo para que outros grupos elaborem suas propostas. Caso aceite, é preciso verificar se há consenso no Iberocoop pela proposta brasileira e destinar tempo para elaborar a nossa própria proposta.
Opinem, participem:
* http://br.wikimedia.org/wiki/Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano_2012 * http://br.wikimedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Encontro_Wikimedia_Ibero-America...
CB
Bora, eu aceito o desafio, estou indo para o Rio nesse evento e verei a a viabilidade de fazer o evento lá, se não for viável, em S.Paulo podemos fazer.
Algo cultural nosso, já repararam quando você pergunta de onde você veio para um gringo ele fala a região e depois o país, ou nem fala o país? Nós temos um treco estranho e falamos "Brasil" e só, normalmente eles reformulam a pergunta para saber a região. É cultural que não importa aonde seja, desde que seja Brasil, por mim façam aonde tiver gente disposta e a gente não ira divulgar Iberocop no Rio, e sim no Brasil. Agora estamos formando uma comunidade no Rio, vamos ver o que podemos fazer, qualquer coisa a gente faz um evento monstro, a gente já fez um com 500 pessoas inscritas, para que ser fechado à 30 tal como o Iberocop, abre o evento, faz pessoas do país todo participarem e tem grande repercussão na mídia. "Encontro anual de voluntários ibéricos do Movimento Wikimedia abre discussão sobre conhecimento livre e construção colaborativa". Não precisa ter medo não.
Em 25 de novembro de 2011 11:01, Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com escreveu:
Algo cultural nosso, já repararam quando você pergunta de onde você veio para um gringo ele fala a região e depois o país, ou nem fala o país? Nós temos um treco estranho e falamos "Brasil" e só, normalmente eles reformulam a pergunta para saber a região. É cultural que não importa aonde seja, desde que seja Brasil, por mim façam aonde tiver gente disposta e a gente não ira divulgar Iberocop no Rio, e sim no Brasil. Agora estamos formando uma comunidade no Rio, vamos ver o que
Uma professora socióloga com quem conversei recentemente disse que existia, na opinião dela, algo comum entre todos brasileiros, diferente do que ocorre entre outros países. Talvez esteja relaciondo com o que está falando, mas não estou tão certo disso.
Eu também falo que sou de São Paulo, pois em geral os gringos conhecem aqui. Mas se eu fosse de uma cidade menor, talvez mencionaria apenas o Brasil, pois certamente a pessoa reconhecerá. Se fosse do Rio, é só falar Rio que todo mundo conhece.
Quando encontro um gringo de uma cidade desconhecida, em geral eles também falam apenas o país ou indicam um ponto de referência, "é uma cidade pequeno nos arredores de Berlim."
Mas somos um país com pouca tradição de intercâmbio internacional, por razões geográfica e culturais, então pode ser que também esteja relacionado com o que falou.
Acho que devemos fazer. Pietro
________________________________ De: Castelo michelcastelobranco@gmail.com Para: ""Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia."" wikimediabr-l@lists.wikimedia.org Enviadas: Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011 22:24 Assunto: [Wikimedia Brasil] Encontro Wikimedia Ibero-Americano 2012 no Brasil?
Caros,
Em 2011, a Wikimedia Argentina realizou um encontro de delegados dos diversos grupos participantes do Iberocoop. O Encontro Wikimedia Ibero-Americano 2011 ocorreu em Buenos Aires e reuniu dois delegados de cada um dos dez grupos, em uma sala do departamento de pós-graduação na Universidad de la Plata. Pelo Brasil, participaram CasteloBranco e Lechatjaune, conforme combinado na lista de distribuição. A Wikimedia Argentina recebeu apoio da WMF, através de grant, para realizar este evento, que o grupo escolheu tornar recorrente (anual) e rotativo (cada edição em um país-sede diferente). Na ocasião, a Wikimedia Portugal manifestou a intenção de sediar a segunda edição da conferência, em 2012. Mais recentemente, outros grupos também manifestaram tal interesse, nomeadamente: Chile, México e Brasil. A Daniela, que esteve em Buenos Aires durante a conferência do Iberocoop, sugeriu o Rio de Janeiro e fez uma boa pesquisa sobre a logística de um evento como este. Em novembro de 2011, a Wikimedia Portugal declinou de sua intenção em sediar o evento e apoiou a candidatura do Brasil, para que o evento possa ocorrer em um país de língua portuguesa, em alternância ao evento anterior, ocorrido em um país de língua espanhola. Com autorização de Manuel de Sousa, transcrevo suas palavras:
"Dado o enorme interesse de diversos capítulos pela Iberoconf 2012, a Wikimedia Portugal cede, de bom grado, a organização deste evento. No entanto, dado que a primeira Iberoconf se realizou num país de língua espanhola (a Argentina), achamos que, como sinal de boa convivência, a segunda edição do encontro ibero-americano deve ter lugar num país de língua portuguesa. Por consequência, havendo interesse e disponibilidade dos nossos colegas brasileiros, advogamos que seja o Brasil a acolher a Iberoconf 2012."
Com isso, a Wikimedia Brasil deve agora decidir pelo interesse ou não em realizar este evento em 2012, para responder aos demais membros do Iberocoop. Caso recuse, é necessário dar tempo para que outros grupos elaborem suas propostas. Caso aceite, é preciso verificar se há consenso no Iberocoop pela proposta brasileira e destinar tempo para elaborar a nossa própria proposta.
Opinem, participem:
* http://br.wikimedia.org/wiki/Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano_2012 * http://br.wikimedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Encontro_Wikimedia_Ibero-America... CB
_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
wikimediabr-l@lists.wikimedia.org