Olá Everton, e todo o pessoal da lista! Bom, parece que voltamos ao grande assunto: a constituição formal do capítulo brasileiro da Wikimedia. Admito que tenho participado pouco da lista, mas tenho notado um esforço muito grande e honroso dos membros através das discussões e projetos, e mutirões e, enfim, todas as questões relacionadas ao conhecimento livre. Foi ao mesmo tempo empolgante e divertida a busca por um nome específico (WikiBrasil...) para os esforços conjuntos, e muitas iniciativas estão em andamento, como se pode ver na página que lista os diversos mutirões. Em relação à enciclopédia que lancei (a Forensepédia), sempre obtive valiosas opiniões desta lista, desde o início, desde a decisão sobre a licença a ser adotada, entre outras questões. É por isso que achei bem estranho que uma proposta de apresentação a respeito de um dos temas mais importantes relacionados aos assuntos relativos à Wikimedia no Brasil - e ainda considerando o tamanho do Brasil, sua importância crescente no cenário lusófono, latino-americano e, por não dizer?, global - ter sido (tal proposta de apresentação) recusada.
Temendo, ainda hoje, fazer pergunta sem nexo, faço uma pergunta assim mesmo: a existência e o desenvolvimento dos mutirões, com o nome de WikiBrasil, e com a organização que os colaboradores brasileiros decidirem adotar (informal ou formal) depende, em algum nível, da Wikimedia? Em outras palavras, pergunto: a WikiBrasil não pode "viver" sem a Wikimedia?
Para os que estão com tempo e paciência de ler, tomo a liberdade de transcrever alguns trechos de comentários que fiz na época em que estávamos discutindo mais a questão da formalização ou não formalização (em pessoa jurídica) dos mutirões:
Mais navegação, mais confusão...
Desculpem qualquer insistência minha, ou dificuldade de entender. Mas a
questão não é colocar em pleno funcionamento a Wikimedia Brasil como
capítulo brasileiro da Wikimedia Foundation? E para isso, não é
imprescindível formalizar uma pessoa jurídica, para poder lidar com
financiamento e, aí sim, avançar para os projetos propriamente ditos?
Por que perguntei essas coisas? Porque a Wikimedia Brasil tem que existir
legalmente. E se é assim, é melhor formalizar logo. Se não, qualquer ação
judicial (por exemplo) vai recair numa sociedade de fato, ou talvez até nas
pessoas físicas dos responsáveis pelo grupo. Aí não vai sobrar um
colaborador.
"TINLA".
(...)
Mais uma vez venho escrever um pouco depois que as discussões já tenham avançado. Peço desculpas por essa demora.
Parece que a discussão sobre o nome do movimento vai para o meta. Então, voltando ao início das discussões, alguma confusão surgiu no momento de oferecer tradução, mudando o nome do movimento de volta para Wikimedia Brasil.
Imagino que seria do interesse de todos estabelecer uma estrutura de funcionamento, ainda que informal, para o movimento. Se não, é bom lembrar, há o risco de haver divisão em dois grupos, o que já foi discutido antes. Essa discussão volta agora, porque já se fala em duas coisas diferentes: WikiBrasil e Wikimedia Brasil. Indício de divisão? Espero que não, mas é possível.
Ah... TINLA!
(...)
[U]ma forma possível de evitar a formalização sem que esta seja desejada, quando se fala em adesão à Carta de Princípios, seria, talvez, incluir um subtítulo na Carta... algo como "efeitos da adesão à presente Carta... a adesão não implica em formação ou ingresso em nenhum tipo de associação etc etc etc...". E talvez, no início da Carta, poderia ter algo como "a WikiBrasil não é associação etc etc etc...".
Seria interessante, também, começar a pensar da composição de artigos ou posts que exponham o movimento como filosofia, e não com entidade. Aí, direciona-se a questão até mesmo para o campo da sociologia e os esforços pela divulgação do movimento e pela abertura do conhecimento se tornaria atitude pedagógica...
Seria legal se fosse organizado um blog sobre o movimento. Textos mais estáticos têm suas vantagens.
Abraços!!
Gustavo D'Andrea
2009/6/15 Everton Zanella Alvarenga everton137@gmail.com
Sem tempo para elaborar em detalhes todos os pontos levantados abaixo (parecido com um que o Alexandre Abdo enviou aqui para a lista, no que diz respeito a criar um capítulo que não é uma entidade legal), estou encaminhando qual foi a decisão do pessoal da Wikimedia sobre uma apresentação na Argentina.
Se não abriram espaço para discutirmos isso lá, minha impressão é: ou criamos uma entidade legal ou não vamos ter capítulo brasileiro.
Na minha opinião, a avaliação dos trabalhos e de quem recebe bolsa ser feita de uma forma um tanto sigilosa demais. Não acho errado enviar esse email para a lista, apesar de ter recebido privadamente. Acho que pode servir como bom ponto de partida para os rumos de um capítulo brasileiro.
O que acham?
---------- Forwarded message ---------- From: Wikimania Program wikimania-program@wikimedia.org Date: 2009/6/13 Subject: Wikimania 2009: Editorial decision To: Everton Zanella Alvarenga everton137@gmail.com Cc: wikimania-program@wikimedia.org
Everton Zanella Alvarenga:
We regret to inform you that your submission "A local chapter that is not a legal entity" to Wikimania 2009 has been declined. The conference has received strong and broad interests, with more than 170 submission. Unfortunately, this means we are unable to accommodate all submissions.
The comments at the bottom of this message were filled by the reviewers of your submission.
Thank you for your interest in Wikimania 2009.
Sincerely, Wikimania 2009 Program Committee wikimania-program@wikimedia.org
Reviewer A:
Reviewer B:
Reviewer C: There are several points/questions which, in my opinion, should be elaborated:
- In certain countries the incorporation as a non-profit organization (or
any kind of incorporation) is a good (and legitimate) way to avoid personal legal threats. The incorporation creates an artificial entity which bears the responsibility for legal problems, rather than having each and every member of the group bear the responsibility individually. Why is Brazil be different in this sense?
- Brazil is a federated country. Does the incorporation statutes and terms
differ from one state to another? Is it better, for example, to be incorporated in RJ than in SP? Furthermore, has there been any suggestion to form sub-national chapters in Brazil?
- The problem of misusing the NGO/NPO system is known from other countries
too. Nevertheless, certain NGOs/NPOs are known to be trusted. Has the situation in Brazil deteriorated to the extent that the very title "NGO" harms the group's reputation?
- You say you had some connection with governmental bodies. Didn't they
expect you to be officially incorporated before cooperating with them?
- Last but not least - please elaborate about the relations between the
pt-wp and Mutirões/WikiBrasil. Are most pt-Wikipedians come from Brazil or is there an equal number of non-Brazilian Lusophones? Are pt-Wikipedians come from specific places in Brazil or from all across the country? Are all initiators of WikiBrasil pt-Wikipedians, or are there non-Wikipedians with experience in like-minded organiziations as well?
Reviewer D: This is a tricky presentation... afaik, Wikimedia Brasil is not a chapter anymore because the new bylaws (about it not being legally registered) have not been approved and probably will not be. I'm not sure that a presentation with this focus would be a good idea. However, this presentation *could* be changed to describe how a group of people in Brasil are performing outreach projects *like* a chapter under the name WikiBrasil. I don't think it would be a good idea to open up the "A local chapter that is not a legal entity" can of worms.
Reviewer E:
Wikimania Wikimania 2009 http://wikimania2009.wikimedia.org
-- http://blogdotom.wordpress.com/sobre
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l