Em 27 de junho de 2013 14:06, João jolorib@gmail.com escreveu:
Mas wikipedistas são maus, brutos, não vai conseguir mudar isso.
Gentileza pode atrair gentileza. Brutalidade só atrairá outros brutos. De fato, o comportamento de diversos wikipedistas muito ativos é muito ruim. Há uma enorme gratificação por quem faz tarefas repetitivas (dessas chatas, mas necessárias para o modelo atual), mesmo que ela dê patada a torto e direito.
Insisto no ponto que acho que a comunidade está sobrecarregada e isso pode deixar os voluntários menos tolerantes Mas essa opinião deveria ser medida. Com uma estimativa que fiz numa manhã inspirada após passar um fim de semana lendo artigos sobre a Wikipédia, deu para ver que há mais trabalho dos voluntários da pt.wiki que o da en.wiki com edições de IP.
A en.wiki é muito estudada. A pt.wiki foi estuda pela Carol antes de criarem o Catalisador (com todo respeito a Carol, acho que ela pouco entendeu sobre a Wikipédia) e depois por uma menina.
Trabalhamos muitas vezes no limite, muita coisa repetida, cansativa. Além disso temos nossa vida para tocar.
Estou ciente disso, Jo. E só o fato de muitas vezes eu ter feito mais um trabalho de divulgação, sem por tanto a mão na massa nessas coisas que sei que são vitais para o projeto, me pergunto qual a prioridade que devemos dar para o projeto antes de querer que ele cresça.
Insisto que devemos entender melhor a pt.wiki, sua dinâmica e criar variáveis que possam ser comparadas com outras wikipédias de porte parecido (não essa aproximação, hummmm, falha de só usar número de editores ativos e número total de verbetes).
Eu não vou ser gentil com um RP que deveria saber como funciona o site onde está entrando. Não estamos falando de um coitadinho, é um profissional fazendo aquele negócio do chapéu preto. Ou não é?
Jo, nem sempre é um cara de relações públicas. Às vezes é um estagiário ou alguém bem no começo na área de comunicação. Já vi gente de uma empresa X criar conta com o nome da empresa, mas a pessoa era bem lentinha. Com o sistema complicado de comunicação da Wikipédia, não acho que a pessoa entenderia as mensagens e acabaria sendo bloqueada (acho que podemos criar um ensaio "assuma a burrice alheia" - brincadeira, hehe, mas há pessoas com enorme dificuldade de entender coisas muito básicas para quem está acostumado, quem dá bastante oficina ao vivo sabe e deveríamos fazer vídeos para sensibilizar wikipedistas e talvez tornar a recepção mais tolerante)
No final parece que só eu me importo com esses links todos, vamos logo virar um diretório de links externos e parar de esquentar.
Não, Jo. Se lembrar de uma conversa no CCSP, eu defendia seu ponto de vista e estou ciente de gente que só quer editar *aquele* verbete ou o chefe pediu para o estagiário colocar *aqueles links*. Mas acho que temos que ao menos, numa primeira mensagem, chegar com mais jeito. Já moderei diversas comunidades online e lembro que alguns dias eu ficava puto com gente querendo dar uma de esperto e era patada na certa. E já errei na patada.
Tom