http://en.wikiversity.org/wiki/Top_ten_reasons_why_academics_do_not_contribu...
Temos, de fato, que nos engajar mais no projeto da Wikipedia na academia.
Sinto que foi burrice minha na época em que trabalhei no Stoa.usp.br não ter tentado envolver mais o projeto com a Wikipédia. Agora que estou com menos tempo noto isso.
"What I wonder is why professors don't curate [pages on] Wikipedia and add course materials and open access sections of textbooks, much of which they post online anyways. We aren't really seeing the potential that you would hope for with all of the Web 2.0 tools out there. We aren't seeing the academic community take advantage of them as much as other subsets of the community."
Essa pergunte me faço muito. Simplificando, acho que na Wikipédia não dá para mostrar tanto a calda de pavão para os outros, se comparado a ter o nome estampado numa revista científica internacional. Claro, também há pressão para publicar (em quantidade, não necessarimente qualidade), o que torna um grande obstáculo para alguém fazer algo que não trará nenhum retorno para seu crescimento profissional (eu acho que isso não é verdade, mas a ignorância sobre a Wikipédia contribui para essa visão). Por exemplo, até hoje lembro de minha ex-orientadores preparando textos didáticos sobre física básica e distribuindo entre estudantes da gradução da USP. Por que não editar na Wikipédia? Acho que se alguém conversasse com ela e muitos outros pesquisadores com o mesmo perfil, seria mais fácil para ajudarem na pédia.
[]'s,
Tom