2009/3/26 Alexandre Hannud Abdo abdo@usp.br:
Um dos palestrantes era do Paraná, onde o governo tem um projeto chamado "Folhas", que coleta textos escritos por professores do ensino público que complementem ou aprofundem temas das diversas áreas.
Os textos vão para um website onde estão disponíveis e posteriormente, através de revisão por professores universitários, organizou-se uma coletânea dos melhores textos.
Eu não consegui achar no site, mas para minha sorte um professor do Paraná que participa da comunidade Física do orkut me passou o link do livro de física, então ficou fácil achar os outros livros, vejam:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_di...
As Folhas, assim como seus livros, vem com permissão para reproduzir partes ou o todo, mas não ficou claro se era possível remixá-las.
O Jairo Marçal, quem apresentou sobre esse projeto, disse que eles tem um setor jurídico. Reproduzindo o que está escrito nesses livros com relação ao direito de cópia:
---
* Obra Pública
* "É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte."
---
Por alguns instantes achei que a obra havia sido deixada como domínio público, por causa do termo 'obra pública', mas isso não é verdade.
Falando pessoalmente com o Jairo sobre podermos colocarmos os livros no wikibooks para melhorar, ele disse que não tinha nada contra. O que ele pareceu não querer é que o conteúdo dos livros sejam usados para fins lucrativos, o que proibiria colocarmos no wikibooks (traduzinho para a lingugem Creative Commons, o livro seria um CC-By-NC). Mas acho que é questão de dialogar com ele. Vou enviar um email.
Uma coisa importante: os professores recebem incentivos de carreira ao escrever Folhas, maiores se suas Folhas entram pros livros.
Esse projeto deu certo, mas o próprio palestrante fez várias ressalvas sobre não estar concorrendo com o mercado de livros didáticos, que essa não era a intenção do estado, etc.
O preço dos livros é espantosamente baixo! Eles saíram R 2,50 cada um. Para a coleção de 12 livros produzidos, saiu um total de R$ 30. Vi a qualidade da impressão e é muito boa, a mesma que de qualquer livro didátivo que tive no colégio (quando tive), com algumas centenas de páginas e colorida!
Pensando aqui: por que será que os livros das editoras tradicionais chegam tão caros? Será que é só por causa da baixa tiragem, como costumam argumentar? ;-)
Seria bom até termos toda a receitinha dos gastos da produção desses livros e colocarmos em algum local do wikibooks. O Jairo também ficou de passar os detalhes das depesas com os livros.
Acho que é uma boa oportunidade usarmos esse material e tentarmos entender melhor como esse projeto no Paraná foi conduzido.
[]'s,
Tom