Desde Haifa, tenho discutido com Achal Prabhala (pesquisador indiano e conselheiro da WMF, que conheci na Wikimania 2010, em Gdansk, por intermédio do Solstag e do Tom) sobre a relação chapter & WMF Office na Índia. Mais recentemente, também sobre o projeto Oral Citations, que ele desenvolveu na Índia e na África do Sul, em uma discussão no Meta, que o Solstag também está acompanhando.
Nesta semana, ele me falou que o assunto do relacionamento entre a Foundation e o capítulo tem sido discutido na internal-l, que é uma lista fechada, à qual tem acesso os capítulos já formados. Em breve, a Wikimedia Brasil terá acesso à lista, mas já que um assunto de nosso interesse está sendo discutido ali atualmente, o Achal propôs a minha inclusão nesta lista em caráter excepcional. Se entendi bem, exceção similar está sendo proposta também para o pessoal da Amical, a organização que não é um capítulo mas que também promove os projetos WMF (em particular a Wikipédia em catalão), pois deve haver outro assunto sendo discutido lá que é de interesse deles (o Movement Roles, presumo).
Achei legal a lembrança, mas não é bem esse o nosso processo. Sugiro que a gente faça uma escolha, lá na br.wiki sobre quem de nós terá acesso a essa lista, assim como escolhemos o acesso à lista do Iberocoop, os participantes do ChapCom, etc. Se meu acesso for autorizado, que seja temporário até a escolha de outros participantes do grupo.
Não tenho como apontar a discussão porque não tenho acesso a ela, nem sei exatamente se isso está rolando na mailing ou em uma wiki fechada (como o Iberocoop), e nem sei se já foi decidido alguma coisa. Só soube disso por um e-mail direto do Achal e não tive outra informação a respeito. Nas palavras dele:
"I think it would be great to have you here. As discussions about old models, new models and fundraising evolve, it will be very useful to have on board someone who is involved in a chapter in a 'boots-on-the-ground' country. "
Eu acho que se não for pela internal-l, podíamos estreitar os laços com o chapter indiano, para trocar experiências sobre a relação com o Office. Mas na internal talvez possamos ir além, participando mais ativamente das definições desse modelo. Não sei quem mais está nesta lista e que tipo de influência ela tem, mas...
O que acham?
CB