Everton,
Obrigado por compartilhar conosco. Já havia falado da carta em outra mensagem. Sou um dos primeiros signatários da carta e vários aqui na lista já assinaram também.
Aproveito para que aqueles que ainda não leram, leiam e, se for o caso, assinem.
-- Porantim
2008/12/9 Everton Zanella Alvarenga everton137@gmail.com:
Segue uma petição desenvolvida e discutida a partir dos encontros recentes promovido pelo Ministério da Cultura sobre direitos autorais e acesso à cultura:
Boa parte do texto foi discutida na lista de emails do GPOPAI USP (www.gpopai.usp.br):
https://www.gpopai.usp.br/cgi-bin/mailman/listinfo/sociedade-civil
O começo do texto:
Nós acadêmicos, artistas, escritores, professores, editores e membros da sociedade civil abaixo assinados, movidos pela convicção quanto à necessidade de promover a universalização do acesso a obras literárias, artísticas e científicas e conscientes da necessidade de proteção dos direitos autorais contra usos comerciais indevidos, tornamos público alguns consensos quanto à necessidade de reforma da lei de direito autoral.
As novas tecnologias de informação e comunicação potencializaram o compartilhamento de conteúdos culturais. Tais práticas, sem envolver transações monetárias, trazem novas possibilidades de efetivação dos direitos à educação, à cultura, à informação e à comunicação.
Por outro lado, tem-se defendido que o controle da troca de arquivos na Internet seja feito por meio do monitoramento do cidadão no seu acesso à rede. Isso somente poderia ocorrer através da violação do direito à privacidade e com severas ameaças à liberdade de expressão e de comunicação. Entendemos que esse não é o melhor caminho, e que a reforma da lei deve ser realista face às novas tecnologias e práticas sociais.
Destacamos que somos contra quaisquer usos comerciais da obra sem autorização de seu titular de direitos. Ressaltamos ainda a necessidade de reequilibrar a posição do autor frente aos intermediários culturais, de forma a potencializar as alternativas dos autores de produzir, distribuir e comercializar suas obras diretamente por meio das novas tecnologias da informação. Este equilíbrio conferiria maior autonomia e independência econômica aos autores, permitindo alargar as fronteiras ainda muito limitadas do mercado cultural.
Por fim...
Continua:
Abraços,
Tom
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l