Não consigo ver relação em motivação e pagamento.
Se está sendo pago, tendo ou não motivação o trabalho tem que ser feito.
Se um funcionário não trabalha, não vejo motivo para um patrão manter esse "encosto". Havendo interesses maiores, obviamente que a pessoa vai demonstrar mais empenho ou como diz minha mãe: "está mostrando serviço pra conseguir um lugar ao sol".
Acho que em breve precisaremos discutir melhor a participação de pessoas que trabalham no catalisador dentro do grupo de usuários.
Me ocorreu agora que isso pode e com toda certeza gera um grande desconforto com os demais voluntários que trabalham únicamente de forma voluntária, sem receber nenhum centavo por isso. Afinal é muito fácil ter uma participação mais ativa dentro do voluntariado se você recebe algum dinheiro da fundação para a qual se dispôs a ajudar, enquanto 99% dos demais voluntários fazem todo ou a maior parte do trabalho apenas por amor ao lema/causa em questão.
E reforçando minha frase acima, sim eu acho que os voluntários fazem a maior parte do trabalho, enquanto pessoas que estão sendo pagas estão mais falando que efetivamente fazendo. Espero sinceramente que essa participação seja discutida em breve, assim poderemos esclarecer melhor que Wikimedia é feito por voluntários, que se alguém espera encontrar algum salário fixo na mesma, deve dar uma olhada em: http://wikimediafoundation.org/wiki/Jobs e não tentar isso por meio de um charpter... E quero também ver outras discussões em andamento, pois primeiro vejo um grande mercado de peixe com muita gente se movendo e falando em fazer/criar e agir e depois um silêncio mortal...
Final de ano quase chegando, nada melhor que começar a colocar fim em algumas coisas pessoal...