Ni!
On 06/07/2011 05:51 PM, Diego Rabatone wrote:
Já no movimento "OpenSource Software" existem algumas vertentes que defendem o uso não comercial.
Eu costumo dizer que defender o uso não comercial é querer ter o marketing do conhecimento livre, e querer que as comunidades realizem melhorias no software, mas sem dar a elas o real direito de utilizar tal software. Do meu ponto de vista é enganação ....
Acho que você também tá comprando uma confusão aí Diego.
Defensores do Open Source repudiam veementemente licenças NC, visto a lista das OSI-Approved licenses. Em suma, porque é trivial demonstrar que, economicamente, NC = Não Colaborativo.
Todo o argumento dos defensores do OSS é baseado nos benefícios da colaboração aberta e competição entre empresas agindo como prestadoras de serviços.
O que existe por aí são umas poucas empresas sem ética que passam como "open source" licenças não aprovadas pela OSI e não reconhecidas por defensores do OpenSource, para tirar vantagem do reconhecimento do termo através de marketing enganoso, prejudicando a OSI e os empreendimentos honestos.
Nem a Microsoft teve a cara de pau de fazer isso quando criou suas licenças de acesso restrito ao código. Teve a decência de inventar seus próprios termos de marketing.
Abraços, l e