Em 17 de fevereiro de 2011 00:25, CasteloBranco michelcastelobranco@gmail.com escreveu:
Até porque administradores não são proibidos de criar, editar, corrigir. Então seu aumento não significa, necessariamente, uma deteroriação do conteúdo. Em outros projetos que conheço, o administrador não tem essa "aura" de autoridade toda que os editores lhes atribuem na pt.wiki. Via de regra, os editores mais ativos são administradores, e é só isso. Assim, eles que visitam o projeto frequentemente podem eliminar o que tem que ser eliminado, proteger o que tem que ser protegido e bloquear quem precisa de ser bloqueado. E quando nada disso é necessário, continuam fazendo o que gostam mais.
O Castelo foi na linha do que imagino, mas não posso falar com a propriedade dele, principalmente por conviver menos no amviente wiki. Mas minhas leituras, tanto como usuário, como observador do ambiente e clima das páginas de discussões, me dão essa impressão.
Aliás, achei bastante interessante o link para um antigo email do Jimmy Wales, apontado pelo Goethe
http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikien-l/2003-February/001149.html
"I just wanted to say that becoming a sysop is *not a big deal*.
I think perhaps I'll go through semi-willy-nilly and make a bunch of people who have been around for awhile sysops. I want to dispel the aura of "authority" around the position. It's merely a technical matter that the powers given to sysops are not given out to everyone.
I don't like that there's the apparent feeling here that being granted sysop status is a really special thing."
O email é de 2003. Quem sabe a "aura" de admin pela qual a wikipedia em inglês passou há alguns, talvez semelhante ao que ocorre na lusófona, não mudou com o tempo? Se sim, quais foram a medidas ocorridas lá?
Minha hipótese, de modo algo, descarta a possibilidade de termos, ainda, os mesmos problemas na wikipédia anglófona. Mas eu acho que pode ser muito positiva uma comparação construtiva entre os projetos em várias línguas, principalmente por quem anda bastante por mais de um. Por exemplo, achei super construtiva o relato do Castelo sobre como artigos para eliminação são tratados na wikipédia em esperanto.