Ni!
Oi Rodrigo,
A proposta inicial era auxiliar produzir colaborativamente os livros didáticos utilizados no estado, uma vez que serão impressos e distribuídos aos alunos e professores pela secretaria da educação.
O que você está descrevendo é muito bonito para professores informatizados, com pleno domínio do assunto que lecionam, com muitas horas livres para prepararem seus cursos.
Apenas tudo o que os professores da rede pública estadual não tem.
Agora voltando à realidade, um livro didático é uma obra coerente, onde cada parte deve interagir com as demais de forma equilibrada para refletir a proposta pedagógica que o embasa e orientar o professor tendo em vista o trabalho continuado em sala de aula.
Não existe um módulo independente em um bom livro didático, cada assunto é tratado à luz dos assuntos anteriores e a linguagem e a complexidade das idéias crescem junto com o aprendizado, numa proporção geralmente informada pela experiência do autor em sala de aula.
A estrutura hierárquica que eu descrevera busca que este fim seja obtido canalizando o máximo de colaborações sem perder essa coerência global.
Não disse que era a única forma, mas a princípio, ao apenas abandonar-se qualquer hierarquia, passa a ser necessário escolher entre contribuições ou coerência.
Nem disse que isso não poderia seria feito numa wiki. Mas um bom livro didático pode ser produzido até num caderno, e correções de erros feitas por carta, basta ser uma obra individual ou de um grupo coeso. O desafio é fazê-lo de forma mais participativa, senão a wiki estará ali para posteridade.
Abs,
ale ~~
On Sat, 2009-03-21 at 01:31 -0300, Rodrigo Tetsuo Argenton wrote:
Bah! Que hierarquia o que guri, façamos um livro no Wikibooks, que siga uma orientação pedagógica e quem não gostar, abra outro capítulo com a outra vertente e a escola que escolha o que quer utilizar, é tri-legal essa abertura, a escola ganhará mais de uma visão e mais de um modo de trabalhar, poderíamos conversar com educadores, ou com os professores de pedagogia da USP, por exemplo, para ver qual o melhor caminho para adotar, o que é melhor para a gurizada, mas deixar claro que qualquer outra vertente pode ser tomada.
Haverá pontos que não tem o que fugir, matemática vai ter que seguir com as operações básicas e avançar, mas tem que ser um livro descente que permita o usuário ir a uma olimpíada de mat e ganhar :D
Poderíamos até fazer a melhor apresentação do mundo, mas ainda haverá indagações de quem somos... Acho melhor definirmos nos próximos dias quem somos, conversar com pessoas das áreas de educação, aumentar o conhecimento na área, estudar o que podemos fazer e quando definido quem somos e ter uma base de argumentação forte, apresentar. Pois pode ser que tenhamos apenas um tiro para dar, então é melhor nos emponderarmos e utilizar uma .50, do que tentar acertar com uma bala de chumbinho.
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 7971-8884 _______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l