Ni!
Também gostei do texto, acho que ela tem boas razões para suas colocações.
O problema do programa de fellowships é que ele era muito orientado para os interesses da própria fundação, ou pior, das pessoas dentro da fundação que o gerenciavam - aliás, o controlavam. Era muito mal planejado, mal auditado, e gerido sem participação da comunidade e muito pouca transparência. Aí até por falta de atenção ou entendimento da própria Sue.
Já o programa de Grants faz muito bem em todos esses aspectos, e é o que a Sue está propondo preservar e estimular, portanto é um bom sinal de compreensão dela do que se passa.
E enfim, se vão fazer falta algumas ações da WMF, isso também pode abrir espaço para o movimento atuar mais autonomamente.
Aliás, Rodrigo, é perfeitamente possível transformar a sua proposta de Fellowship num grant. Tem vários grants com recursos alocados para pagar posições temporárias.
Também concordo que melhorar o software é prioridade zero. Há muita demanda da comunidade não sendo sequer considerada, para solucionar problemas básicos existentes há anos, e isso é péssimo.
Já o foco na Wikipédia é um problema recorrente, assim como o uso de termos imperialistas como "Global South". Mas, sobre o foco, ela está respondendo à board sobre uma proposta de redução de ações, e como praticamente todas as ações existentes focavam na Wikipédia, não dá pra ela falar de outra coisa.
Abraço, l e