2012/10/8 Oona Castro ocastro@wikimedia.org:
Oi Marco, eu estou. A palestra do professor José de Oliveira Ascenção está interessante. Ele é velhinho português muito mais progressista que muitos jovens que vemos por aí ;-)
amanhã vou falar sobre o tema do meu mestrado - Economia Criativa: conceitos, disputas e políticas públicas - estou estudando se o conceito está em disputa por diferentes interpretações do que seria a economia criativa, quais os interesses, ideologias e objetivos implicados em cada uma das visões e como as políticas públicas para a área podem contribuir para normatizar com base em uma ou outra linha.
E sugeriram falar também também sobre a Wikipédia: minha ideia é abordar como o conteúdo organizado dos projetos da Wikimedia em CC-BY-SA contribui para o compartilhamento do conhecimento e como são construídos baseados em modelo de autoria mal contemplado por nossas legislações hoje - como os projetos se organizam transnacionalmente, os desafios da aplicação de leis nacionais de direitos autorais sobre os projetos etc - problematizando os modelos legais hoje vigentes.
Acredito que esse tópico ilustra bem algumas dificuldades que a atual legislação de direitos autorais impões
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/d%C3%BAvida_sobr...)
E também acho que os projetos Wikimedia, principalmente a Wikipédia e as mídias nela usadas, são extremamente didáticos para explicar o que é um recurso livre, o que exclui as restrições não comerciais e trabalhos não derivados. Em tempo, vale a pena ver esse texto sugerindo a Creative Commons retirar essas restrições ou mudar seus nome
http://blog.okfn.org/2012/10/04/making-a-real-commons-creative-commons-shoul...
Tom