Não, vai ser a carta de princípios mesmo.
Isso foi discutido em várias reuniões, creio que tu não estavas.
A carta de princípios será como um ''contrato de adesão'', condição mínima para entrada.
_____________________ MateusNobre MetalBrasil on Wikimedia projects (+55) 85 88393509 30440865
Date: Tue, 18 Oct 2011 19:37:25 +0100 From: berialima@gmail.com To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Adesão a Carta e lista de assinatura
Pela discussao do estatuto a carta que vai ser assinada ainda será criada. Quando for criada, assinarei. Até lá, não ponho meu nome nessa carta._____ Béria Lima
(351) 925 171 484
Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.
2011/10/18 Mateus Nobre mateus.nobre@live.co.uk
No nosso Estatuto tem (e terá) previsto a adesão à Carta de princípios. Capítulo II, artigo 9.
Quem por uma birra qualquer não assinou ainda a Carta de princípios, se não quiser assinar virtualmente vai ter que assinar realmente, não dá pra arrancar a página da Carta de princípios :p
Ou seja, é a condição de adesão à Wikimedia Brasil a Carta de princípios.
Resumindo de um jeito direto, não concorda e não aceita, não é membro e nem poderá ser.
_____________________ MateusNobre
MetalBrasil on Wikimedia projects (+55) 85 88393509
30440865
From: wikiozymandias@gmail.com Date: Mon, 17 Oct 2011 10:12:40 -0200
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Adesão a Carta e lista de assinatura
Apenas uma observação contextual para os perdidos no tempo: a Carta de Princípios não é produto dos Mutirões ( tanto que eu mesmo fui o segundo a assiná-la) e sim um produto de consenso em uma época que os papéis aqui estavam trocados (quem era de Mutirão defendia capítulo e quem hoje quer capítulo não queria um capítulo), tendo sido criado logo após o evento do WikiBrasil (em que alguns contrários aos Mutirões viviam aos amores com membros que hoje briga, sendo até bancados por estes) . Pode- se discutir qualquer estrutura e visão específica, mas a Carta acabou sendo o único ponto em que quase todos sempre concordaram: poucos não concordaram mas não pela Carta em si, mas porque ela acabou sendo representativa de um grupo. Hoje ela faz parte do estatuto criado, e mesmo que seja discutida na Primeira Assembléia, não será modificada de forma a descaracterizá-la. Ela se tornou o elemento mínimo de exigência de qualquer atividade, já que sem ela acabaríamos em uma burocracia draconiana: o indivíduo que assinou pode não ter lido ou entendido completamente, mas se colocou sua assinatura ali, no mínimo seu espírito é aderente aos princípios expostos ali.
Rodrigo
Em 17/10/2011, às 09:01, Otavio Louvem otavio1981.wiki@gmail.com escreveu:
Perfeito Pietro.
Abs, Otavio.
Em 17 de outubro de 2011 08:04, Pietro Roveri pietro@usp.br escreveu:
Argenton, São duas listas distintas que não concorrem.As pessoas podem assinar uma, as duas ou nenhuma. O importante é colaborar e a colaboração acontece na prática.
Abraços, Pietro
De: Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Enviadas: Segunda-feira, 17 de Outubro de 2011 2:30 Assunto: [Wikimedia Brasil] Adesão a Carta e lista de assinatura
Bom, vira e mexe ficam me importunando para assinar essa lista http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil_%28Cap%C3%ADtulo%29#Lista_de...
Vou deixar claro para todos, nunca assinarei essa lista. Ponto final.
Os motivos, essa lista não representa a Wikimedia Brasil, o modo que foi criada, o modo que ela foi divulgada e como ela sobrepujou os voluntários que cá estavam fazendo seu trabalho, eu não apoio. E como todos os históricos de atividades desse grupo foram arrancados do meta e a mensagem que ela passou e ainda tenta passar de que a Wikimedia Brasil ainda não existe e só existirá a partir de sua instauração legal no país, assinar essa lista é, a meu ver, dizer eu apoio essa postura totalitarista.
Tem uma lista que essa sim representa a comunidade, que foi feita por membros da comunidade, que apoia e sempre apoiou a comunidade brasileira, sem segregar ninguém, que aceita pessoas que não acreditam em uma instituição legal seja o melhor caminho, e também aceitam pessoas que acham que por essas vias conseguirá melhores resultados, é uma lista que teve um processo de criação que agregou valores a comunidade, fez ela crescer, não fez ela regredir como a outra, que é a lista de adesão à Carta de Princípios. Nessa lista não há mensagens como " Dificultar a vida de aproveitadores (pra não dizer outras coisas)." Nessa lista não há a mensagem "se não fizer desse meu jeito eu não apoio" e sim, "se seus valores forem compatíveis com os meus eu lhe apoio em tudo o que precisar mesmo discordando de sua ideia", ela não segrega, tem pessoas dos dois lados e pessoas neutras, o que não ocorre na primeira. A lista da Carta não diferencia os voluntários e pede a postura da comunidade.
Uma observação, gostaria de saber porque algumas pessoas não assinaram a Carta, não como uma cobrança, mas sim em uma tentativa de entendimento.