Ehhh...
Os acordos não foram cancelados, e a WMF não proibiu ninguem de fazer fundraising. O que fizeram foi aumentar a exigencia necessaria para se fazer a fundraising, para evitar problemas legais caso algum chapter tenha problemas de transparencia no uso do dinheiro.
O que ela fez foi aumentar as regras, e mudar todo o sistema de grants para abarcar Chapters que faziam fundraising e agora não poderao mais fazer por não cumprirem as regras. *Mas isso so vale pra 2012*. Quem assinou agreement esse ano vai fazer fundraising. _____ *Béria Lima* http://wikimedia.pt/(351) 925 171 484
*Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer http://wikimediafoundation.org/wiki/Nossos_projetos.*
2011/8/22 Alexandre Hannud Abdo abdo@member.fsf.org
Ni!
Só para avisar, caso ainda não saibam, pode ser importante para a confecção do tal estatuto do escritório...
A mesa diretora da WMF decidiu que os capítulos não mais participarão do fundraising global, seja como porcentagem ou opção, nem farão fundraising para si usando os sites ou as marcas da wikimedia.
Até mesmo os acordos anuais de fundraising já assinados estão sendo revistos e possivelmente serão cancelados.
A WMDE sendo a única exceção, por motivos imagináveis.
Os capítulos serão contemplados em suas atividades com dotações, portanto a princípio em pé de igualdade com qualquer outro grupo, mas evidentemente beneficiando-se dos laços estreitos e do uso das marcas.
O privilégio dos capítulos permenecerá com relação ao acordo sobre o uso das marcas. Ao mesmo tempo, a WMF está investigando como estender acordos como esse a outras pessoas jurídicas.
Por sinal, estamos aguardando propostas tupiniquins naquele bendito conselho de dotações... e não precisa esperar o escritório não, até pessoas físicas podem apresentar propostas.
Se estiver inseguro de apresentar, faça que nem na wiki: bisbilhota outras propostas e copia o jeitão das melhores.
[1] http://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:Index
Bem, a parte relevante acaba aqui, abaixo é só diversão.
Pessoalmente, entendo desse último movimento da WMF e do clima geral das discussões correlatas que o formato da WMDE já deixou de ser tratado como modelo global. Reconheceu-se que os capítulos como vinham sendo entendidos são uma ferramenta sem escala e alcance para resolver os desafios do movimento.
Teve um papel importante, mas como teve a Nupédia no surgimento da Wikipédia, e compartilham com aquela mais que essa semelhança.
Nós, cidadãos eméritos da república das bananas do Brasil, podemos dizer com certa ''boldness'' que fomos os primeiros a instalar Wiki nesse aspecto do movimento. ;D
Nas palavras do então chairman da board of trustees da WMF, durante o encerramento do encontro de capítulos de 2009, em tradução livre: "...e quanto ao Brasil, a mesa diretora ama o que vocês estão fazendo, vocês wikificaram o conceito de capítulo!"
Agora, como disseram aí, (continuemos com as) mãos à obra!
Abraços, l e Ni!
PS: Feliz, minha ausência nas discussões recentes vem da confiança que desenvolvemos e das minhas mãos estarem bastante wikocupadas!
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l