Pessoal, estou meio por fora dessa discussão sobre chapters, mutirões e tal, mas tenho trabalhado em grande articulação e liberdade coma WMF. Em algum lugar do arrazoado abaixo está o projeto que estou desenvolvendo?
A propósito,
"O Brasil tem lugares sem eletricidade, cinturões de pobreza, e de extrema pobreza, e muitas vezes à 10/15 min de importantes centros financeiros/comerciais/industriais, dessa forma não adianta só dar palestras para os alunos das maiores universidades, em verdade não duvido que 99% das pessoas que fazem universidade pública saibam o que é a Wikipedia, e só não editou por preguiça, por não vontade, ou editou e não se sentiu acolhido. E esses três fatores o Movimento Wikimedia Brasil (MWB) não terá muito o que atuar."
Discordo em vários níveis. Mas talvez seja o caso de debater isso amanhã no IRC, e em outras oportunidades.
Tem algum horário combinado?
Abs, Juliana.
2011/8/12 Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com
Bom vamos lá, o que eu vou falar* não* é apenas a minha voz, e sim fruto de conversa entre alguns voluntários daqui, e se eu estiver errado em algum ponto, bom é um email aberto, eles podem corrigir.
Lembra aquela porqueira de legalista e muti.. (sei lá o que, que apoia o mutirão)? Acabou!! Ouviram??? Acabou!!
Vou fazer um resumo para que a discussão via IRC seja melhor aproveitada:
A WMF interveio na Índia e instaurou um escritório deles, não é um local chapter, é uma Wikimedia Foundation India style.
Foi bom, excelente para a WMF; para a comunidade... é parte dela perdeu legitimidade, outra parte nem percebeu a diferença.
Então seria bom instaurar no Brasil, não? Talvez, mas o problema é que a comunidade brasileira é mais forte que a indiana, e tem objetivos maiores que as da WMF. Temos uma visão social que não é prioridade para eles (alias, WMF e nós também somos um time, mas chegarei lá), a visão de fora e americana pode ser em um primeiro momento bom para o *legal chapter*, mas nada bom no futuro e para o próprio Brasil. Infelizmente, nesse país para alcançarmos o nosso objetivo temos que trabalhar muito mais a parte social que outros chapters.
O Brasil tem lugares sem eletricidade, cinturões de pobreza, e de extrema pobreza, e muitas vezes à 10/15 min de importantes centros financeiros/comerciais/industriais, dessa forma não adianta só dar palestras para os alunos das maiores universidades, em verdade não duvido que 99% das pessoas que fazem universidade pública saibam o que é a Wikipedia, e só não editou por preguiça, por não vontade, ou editou e não se sentiu acolhido. E esses três fatores o Movimento Wikimedia Brasil (MWB) não terá muito o que atuar.
Agora, se eu bem me lembro *"Imagine um mundo em que cada ser humano compartilhe livremente a soma de todos os conhecimentos"* isso é o que buscamos. Então pau na máquina, vamos entrar no meio de comunidades carentes, pegar os conhecimentos que lá existe, é... para você que tem uma visão acadêmica opaca, sim há conhecimento dentro das mais remotas comunidades, e além disso levar o conhecimento que retemos para eles, pois dessa forma poderão andar com as próprias pernas e em um futuro, quem sabe, contribuir e encorajar outros a faze-lo, deixando o mundo mais próximo dessa frase ai.
Pensando desse jeito, não poderemos somente atuar como a WMF fez com a Índia, para que nossas prioridades sejam As prioridades, teremos que montar um *legal chapter* no Brasil. Felicidade legalista ae!!! Agora acabou. MAS todas as *atividades* buscaremos ao máximo fazer em formato de mutirão, quando esgotado todas as possibilidades ai sim o escritório vai e atua com um sistema de "grant", dessa forma continuamos com o sistema que funciona, e na necessidade vem uma ajuda monetária. Agora vem o baque para alguns legalistas, sim o escritório (como Eu estou chamando) só fara a parte burocrática,* nenhuma* atividade será feita por ele,* mas... nenhuma, mas.. nenhuma mesmo*!!! O que pode ocorrer é, identificou-se uma necessidade de uma pesquisa de penetração do movimento, ou algo bem técnico, o escritório passa pela comunidade, vê se não consegue fazer por mutirão dentro do prazo necessário, se der deu; não deu, contrata-se alguém com o consentimento da comunidade. Tudo será assim?? Nem ferrando, "preciso comprar um prego, vamos ver se a comu..." não dá, haverão processos que precisam ser efetuados com certa rapidez e constância que serão fiscalizados, mas não precisarão da comunidade, mas ela pode vetar, "preciso comprar 5 milhões de pregos para montar uma prateleira" Esse é um caso.
Ou seja, escritório só suporte. Ai vem os nomes:
- Local Chapter = Capítulo Local = Comunidade local = Movimento
Wikimedia Brasil = escritório + voluntários das atividades;
- "Escritório" (não haverá nada físico para reduzir gastos, o CNPJ
ficará naqueles escritórios virtuais, é só um nome que clareia o que é) = os tios da burocracia, 5 voluntários que trabalharam na parte administrativa (dois laranjas, ops, diretores que assinam o que a comunidade quer e 3 do conselho fiscal que vê se os dois estão dentro da linha) + os contratados (sim precisaremos contratar pelo menos o contador por que os balanços de uma OSCIP são mensais) ;
- Mutirões ( juntou um monte de gente, fez uma atividade, precisou ou
não de suporte do escritório -> mutirão. Não terá um cara com poderes, mas se tiver dinheiro, terá um chato para cobrar tudo o que gastaram para notificar, não manda em nada, só é chato) = um modelo de atividade;
- Projeto = treco que o escritório vai precisar contratar calango para
fazer algo específico (ex: projeto de pesquisa de opinião, contrata o IBOPE ou parceria, não dá para colocar 5 mil voluntários para fazer isso ao longo do Brasil ainda mais sem instrução na área);
- Atividades = Mutirões + Projetos;
- Mutirões Pelo Conhecimento Livre = Qualquer Movimento que tenha
atividades que adotem o modelo de mutirão para disseminar o conhecimento livre e que aceite a Carta de Princípios (*Movimento Wikimedia Brasil*, Sexta Poética, Adote um Vereador..) )
Ai vem o choro de alguns, sim para ser voluntário do Local Chapter você * obrigatoriamente* terá que aderir à Carta de Princípios; motivos não faltam, ela resume o espírito Wiki, mostra uma conduta que se espera dos voluntários do Movimento, ela não impede de nenhuma forma que se trabalhe com dinheiro, e mostra uma postura que o Movimento como um todo deve adotar para chegar ao seu objetivo da melhor forma o possível. Não seguiu, não assinou, beijos e tchau. E sim "O sonho de unir precede a iniciativa de afastar" mas não seguiu, está atrasando o processo por bobeiras, é melhor perder um voluntário que não se preocupa com a comunidade que 15 que seguem a Carta, mas não querem ser insultados/agredidos. (Sim, isso vale pra mim)
Mais um ponto *O Movimento Wikimedia Brasil é um grupo de contribuidores voluntários dos diversos projetos do Movimento Wikimedia, que se mobilizam para articular, incentivar, implantar, promover, fomentar, desenvolver e difundir atividades, programas e projetos que visam a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento livre, especialmente, mas não restrito, em línguas portuguesa e de povos indígenas no Brasil.
*Coloquei uma ressalva, porque foi levantado, "mas e se fosse feito em outra língua" não estava claaaro, a gente promove qualquer coisa que gere conhecimento livre, seja em hebraico, inglês... mas se tiver a prioridade é português. Mas nada impede o MWB promover atividades em outra língua, isso aqui é Brasil, temos quase todas as culturas do mundo.
E para quem não lembra desse "no', sugestão do ISAhttp://www.isa.org.br/(Instituto Socioambiental), os povos não pertencem ao Brasil, eles estavam aqui antes de nós, então não são línguas *povos indígenas do Brasil* e sim *no Brasil *, há essa discussão em algum lugar dessa lista para maiores informações.
Voltando ao ponto que eu falei da WMF, Essa parte da discussão está em : http://br.wikimedia.org/wiki/Carta_de_entendimento_5/8/11 , lá a gente mostra o que foi falado com o Barry, basicamente, sobre o que o escritório quer e tão:
O MWB apoia a WMF mesmo se eles quiserem fazer um escritório do ladinho do nosso. Primeiro que apoiamos tudo o que gera conhecimento livre, segundo que, come on, nóis é eles e eles é nóis só que gringo, mesmo tendo ideias não totalmente congruentes, temos o mesmo objetivo, o modo de chegar lá é que difere, isso não impede em nenhum momento de que a gente trabalhe junto.
Tanto que uma das propostas levantadas é de justamente trabalharmos juntos meeesmo.
Só um escritório do MWB:
Por estatuto temos que ter 2 diretores, um deles poderia ser o tio da WMF e um do MWB. Se eles quiserem podem contratar os advogados, pesquisadores, e mais o que eles quiserem utilizando a estrutura do MWB;
Só um escritório da WMF
Se eles fizerem uma OSCIP, o escritório quase não terá utilidade, dessa forma a única coisa que o MWB deverá tentar é se alinhar e buscar o máximo o possível que as suas metas sejam alcançadas;
Dois escritórios
Ai é um trabalho bem mais bagulhento, o MWB terá que ser bem mais forte para não perder notoriedade dentro do país e não cair no buraco negro, alinhar-se muitisssssimo bem com a WMF para que não haja problemas quanto a captação de recursos e conflitos de agenda... isso aqui vai dar trabalho e é o caminho que está se desenhando. Barry deixou claro que não acha que temos capacidade para gerir um capítulo (em 6 meses a gente conversa ;) e Wikimania Brasil 2015, Iberocop 2013 ieee)
Mais um motivo gritante para sermos UM
PQP já entraram aqui: http://strategy.wikimedia.org/wiki/Main_Page/en
Quem é prioridade da WMF ah ah? Sim é nóis e os indianos. Só que os indianos já estão com meio caminho andado, e a gente??
Tem um monte de projetos importantes ai, exemplo, *WIKIPEDIA OFFLINE*, sabem pra quando isso tem que ficar pronto??? *SETEMBRO *é isso ai, temos tempo pra caramba pra montar 5 mil artigos de alta qualidade, 7 semanas. A gente perde e perdeu muita energia com conflitos e atividades que é importante foi pro vinagre.
O GLAM trarão-o para baixo do tropico senão esse ano, esse ano. então temos que aproveitar isso ai, então acabou a graça, entenderam?????
Quem tiver poder administrativo pode rejuntar toda a página da Wikimedia Brasil, colocar tudo o que é atividade dentro da categoria:Atividades, e as atividades que tiverem características de mutirão em categoria atividades e mutirão, se for projeto, atividades e projeto, tem característica de tudo, põe tudo, é um treco ET, coloca só em atividades.
Nada de Mutirão: Geral: Wikimedia:, nada de namespace, se precisar para algumas coisas administrativas crie um Administrativo:, mas não consegui pensar em nada. Estatutos, custos e tal, coloquem numa categoria:burocracia ou escritório, não precisa de namespace pra isso, todos terão que lidar com essas porqueiras.
Alias, DÁ PARA ALGUÉM COLOCAR A ÁGORA VISÍVEL??? Obrigado.
Não sei para que fiz um email tão grande, emalis grandes não são lidos, droga.
Povo que conversou sobre o assunto, acho que são esses os pontos, não?? Faltou algo, errei algo por uso de drogas, falem ae
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 7971-8884
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l