http://gizmodo.uol.com.br/wikipedia-bane-editores-por-extorsao/
Wikipédia bane editores por extorsão *Por: Adam Clark Estes http://gizmodo.uol.com.br/author/adam-clark-estes/* 3 de setembro de 2015 às 18:04
[image: 1411698551917811118]
Escândalos não são novidade na Wikipédia, mas uma silenciosa atualização do conselho de administradores revelou um grande problema. O site baniu recentemente 381 contas de editores que eram secretamente remunerados para atuar em interesses particulares https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikipedia:Administrators%27_noticeboard&oldid=678838796#Wikipedia:Long-term_abuse.2FOrangemoody. Em outras palavras, estes colaboradores da Wikipédia estavam secretamente recebendo (e até extorquindo) marcas para evitar que as páginas delas fossem vandalizadas online. Basicamente uma máfia da era digital.
O golpe é bem direto: usando contas falsas, os editores fraudulentos criaram artigos completos, mas não publicados, sobre tudo http://fusion.net/story/191544/wikipedia-editors-just-banned-381-accounts-over-a-huge-fraud-and-extortion-scandal/, de cassinos de Bitcoin a bandas de rock. Eles então abordariam o sujeito dos artigos e ofereceriam publicá-lo por uma quantia. Caso o sujeito aceitasse a proposta, a página seria ativada. Disso, os editores da Wikipédia passariam a oferecer um “seguro”: por apenas US$ 30 por mês, eles “protegeriam o artigo de vandalismo e preveniriam que ele fosse deletado”. Quase que da mesma forma que alguém paga a máfia para não ser roubado ou morto.
E nem é preciso dizer que este tipo de coisa não caiu muito bem com a Wikipedia Foundation http://motherboard.vice.com/read/hundreds-of-wikipedia-editors-got-banned-for-secretly-promoting-brands. A empresa abriu uma investigação — sob o nome de “Orangemoody”, a primeira conta falsa descoberta — e averiguou o caso “do fim de abril até o começo de agosto”. Entretanto, eles acham que o golpe já existia havia um bom tempo, tendo em vista “a natureza e qualidade das edições”. Depois da investigação, a Wikipédia decidiu banir 381 contas de editores e deletar 210 artigos publicados pelas contas falsas.
A organização diz que muitos destes artigos deveriam ter sido deletados independente de como foram feitos. Mas eles estão tomando medidas extras https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikipedia:Administrators%27_noticeboard&oldid=678838796#Wikipedia:Long-term_abuse.2FOrangemoody“para prevenir que os sujeitos destes artigos continuem a ser confrontados por indivíduos que estão causando dano significante à reputação deste projeto”.
No final das contas, cobrar para editar artigos da Wikipédia não é algo necessariamente novo. Isso ocorre há um bom tempo http://www.theatlantic.com/business/archive/2015/08/wikipedia-editors-for-pay/393926/. No entanto, fraude e extorsão são aspectos novos que torna a Wikipédia destrutiva e ruim. E o site se esforça para ser exatamente o contrário disso. [Motherboard http://motherboard.vice.com/read/hundreds-of-wikipedia-editors-got-banned-for-secretly-promoting-brands ]
wikimediabr-l@lists.wikimedia.org