Rodrigo,
A pessoa só consegue escrever com alguma competência um assunto quando tem o mínimo conhecimento. Capacidade de síntese, interpretação de texto, citar terceiros e não cometer o plágio, em geral, não estão entre as qualidades desenvolvidas no ensino médio. Talvez nem nas faculdades mas pelo menos entra a vantagem já mencionada de um público mais interessado a longo prazo. Você minimiza o processo de desenvolvimento de um artigo como se fosse elementar, mas não é. Se fosse assim, não teríamos dificuldade de melhorar artigos com o voluntariado que já temos.
A anglófona por exemplo impede que IP's criem artigos, tem mais critérios que a lusófona e tem mais processos e regras. Te garanto que não somos o primeiro lugar em burocracia. E sim, todos os projetos devem prezar pela qualidade e qualquer coisa diferente disso é completamente absurdo. Não significa que deve ser restrito aos especialistas, como o Citizendum era ,é claro. E a cultura pop é sim muito bem-vinda, só não será capaz de realizar alguma melhoria como recurso educacional livre, concorda? Não precisa ir muito longe para perceber que as pessoas só editam o que é do seu interesse. O trabalho é voluntário, porque fazer o que não te agrada?
Mas fique a vontade para seguir adiante. É até possível que encontre alunos com competência para melhorar artigos e verdadeiramente interessados no projeto. Quem sabe até alguma melhoria seja alcançada mas via de regra irá causar mais problemas do que resolvê-los. As explicações foram dadas. Depois não diga que não te avisaram.
Otavio.
Em 15 de fevereiro de 2012 13:47, Rodrigo Tetsuo Argenton < rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:
Aposto o rim pq tenho dois dois, ainda :p
Bom, o trabalho seria realizado dentro da escola, muito possivelmente com algum professor, ou monitor orientador, e o como qualquer outro trabalho realizado, não é uma pesquisa inédita, na realidade é captação de informações via fontes, e apresentação das mesmas, isso qualquer aluno do ensino médio pode fazer. Pois esse é o método de trabalho da Wikipedia e também é o método de trabalho dos nossos alunos...
E não, não é, a lusófona é um dos projetos mais burocráticos que tive contato e é o menos saudável, mas esse não é o caso, e de novo, já falei isso várias vezes, se quiserem criar burocracias, impedindo edições, tentando buscar qualidade, isso é Citizendium, não é Wikipedia. E "cultura pop" deve ser muito bem-vindo no projeto, pois é a porta para edições futuras em outros assuntos que requerem mais dos voluntários.
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l