Pessoal gostaria de colocar algumas considerações sobre isso tudo. Abdo e Jonas pegaram o espírito da coisa e já responderam parte do que eu diria.
Por outro lado, entendo a surpresa do Rodrigo. Também me surpreendi um bocado quando ouvi pela primeira vez a respeito disso e coloquei minhas opiniões principalmente em relação aos projetos catalisadores - por me considerar mais apta a falar disso do que sobre as fellowships, por exemplo.
Acho que há algumas coisas importantes a serem consideradas:
1) No geral, o que impulsiona a mensagem da Sue é: como as capacidades da WMF estão sendo utilizadas? Elas realmente são bem aplicadas em coisas que podemos/sabemos fazer? Ou queremos abraçar o mundo e acabamos negligenciando vários pontos que, se a WMF não cuidar, não há quem mais cuide (grants, visual editor, novos features, mobile etc) - seja por sua natureza (mobile, acordos centralizados com empresas multinacionais de grande porte / distribuição de grants - quem mais poderia fazê-lo?), seja por necessidade de grande investimento (financeiro e de recursos humanos - visual editor)? Além disso, teria a WMF expertise para atuar localmente em tudo quanto é lugar? Faz sentido isso? Acho interessante não ter uma abordagem "expansionista".
2) Dito isso, acho que há críticas e questões importantes sendo debatidas ali, e não creio que a WMF (digo, a própria Sue) não concorde com muitas delas. Eu mesma levantei riscos de algumas escolhas (como os riscos de focar em grants e ser vista como mais uma fundação que dá dinheiro por aí - como o que o Rodrigo acabou de mencionar) e me pareceu que não só estão cientes dos riscos, mas também pretendem tomar alguns cuidados para evitá-los. A Jessie também levantou que muitas vezes os voluntários estão mais interessados em apoios de outra sorte diferente de recursos financeiros e chegou a mencionar o Brasil como exemplo de algo que já tinha acontecido.
3) A Anasuya, com o apoio da Sue, tem reafirmado que o FDC vai distribuir os recursos, mas que eles pretende criar mecanismos para, além de distribuir recursos, facilitar a troca de aprendizados entre instituições, capítulos e grupos; que os programas catalisadores, ao serem transformados em parcerias com instituições locais, devem ser uma forma mais consistente e promissora de desenvolver projetos localmente (com mais expertise local) e o compartilhamento de aprendizados entre eles. E que os objetivos que eram cumpridos pelo programa de fellowships podem ser adaptados para caber no FDC. E que, por fim, a WMF deve identificar outras formas de apoiar o movimento, mas sem necessariamente se tornar a executora direta do programa na maioria dos casos. Por isso, inclusive, os catalisadores passariam a funcionar como parceiros, mas a WMF não quer deixar de desenvolver o programa. Ela só acha que o formato ("expansão da WMF mundo afora") não condiz com o que podem fazer melhor, nem necessariamente fortalecem o movimento como um todo. Eu confesso que não afirmaria isso categoricamente. Pra mim, tudo depende de como é feito - e, aí, não importa se é por meio de escritório ou parceria. Mas o fato é que, se o modelo não é replicável (e nem desejável que o seja), faz sentido mantê-lo em poucos lugares?
4) Wikimania Scholarships: a Jessie esteve tentando discutir o processo sobre scholarships para a Wikimania ( http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimania/Scholarships/2012) - alguém aqui além da Beria está na internal-l e acompanhou isso? WMF já identificou que hoje o processo não funciona como deveria, mas ela é quem tem mais detalhes. Ela está doente (pegou dengue, coitada), mas assim que voltar à ativa posso pedir pra que compartilhe um pouco de em que pé está isso.
5) E, por fim, sobre global south, eu concordo com a Anasuya (o que o Tom diz no email anterior que é a opinião dela). Mas, mesmo assim, nenhum dos dois é bom. POrque colocam num mesmo pacote um monte de país que vive momentos e tem culturas muito diferentes. E aí é sempre o olhar do estrangeiro (da mesma sorte que o sul e sudeste atribuindo ao "nordestino" uma nomenclatura generalizante, do mesmo jeito que fomos "ilhas", do mesmo jeito que a Inglaterra acha que é O continente e por aí vai). E, se entendi bem, por que escolheram Brasil, Índia e Norte da África e Oriente Médio? Porque são países e regiões com grande potencial de crescimento. Não porque são global south ou o que quer que seja. Então o uso da expressão poderia, a essa altura, ser suprimido a meu ver. Mas isso é processo.
Abraços e beijos
2012/10/18 nevio Carlos de alarcão nevinhoalarcao@gmail.com
duzido com mais poder de interferên
2012/10/19 Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com
Eu prefiro "países pobres", "países ferrados" "países que deus não gosta" do que global south.
E só acho que para um mundo de compartilhamento livres de conhecimento para todos, deveria ser mais fortes no para "todos", ou mais abrangentes, todos = todo mundo mesmo, a meu ver.
Se pensarmos em dinheiro mesmo, para onde você doaria, para uma instituição que leva conhecimento para famílias de baixa renda, gerando um potencial de mudança de realidade, ou uma instituição que faz o sexto maior site do mundo... e não disse que a WMF devesse mudar, já passei dessa fase, disse que me deixa triste. E o motivo é simples, foge do goal dela essa postura...
Mas acho que ela deveria assumir de vez essa roupa, "Sou uma entidade de puro financiamento de projetos" E muda logo o goal, coloca "Dar dinheiro para todo mundo que eu achar que merece, todo mundo entenda, wikipedistas anglófonos".
2012/10/19 nevio Carlos de alarcão nevinhoalarcao@gmail.com
Penso que talvez o melhor caminho para aumentar a quantidade de editores seja mesmo melhorar a usabilidade do site. Porém não podemos esquecer que a wikipédia é em parte a enciclopédia online e em parte - a essa deve seu maior mérito - uma comunidade de seres humanos que acreditam em certos valores. A parte em que ela diz que os problemas técnicos são mais fáceis de lidar do que os problemas humanos não foi citada textualmente, talvez porque esteja nas entrelinhas e seja constrangedor admitir abertamente. Nessa linha tendemos a discordar frontalmente do caminho adotado, pois os seres humanos são a razão de tudo.
PS - Me vem â memória um trecho de diálogo num filme em que um terceiro se intromete com argumentos humanísticos ao que o outro o interrompe bruscamente: "É de dinheiro que falamos, idiota!!"
Em 19 de outubro de 2012 16:50, Raylton P. Sousa <raylton.sousa@gmail.com
escreveu:
Concordo plenamente quando ela diz: "Our best path to significantly
increasing number-of-editors is clearly through usability and interaction improvements to the site itself" Partindo desse principio entendo perfeitamente a mudança de foco, e contemplei boa parte do que ela disse. Ela basicamente dizendo que problemas técnicos são mais facilmente solucionáveis que os humanos, e por isso o foco foi estreitado a isso. A unica coisa que me incomoda bastante(desde sempre) é que a parte técnica seja focada o visual editor. Mas isso não faz parte do tema do texto.
Em 19 de outubro de 2012 00:07, Jonas Xavier jonas.agx@gmail.comescreveu:
Oi! Rodrigo,
Achei o texto da Sue bem interessante, uma boa referência ao nosso trabalho por aqui. Pelo que entendi a ideia é tornar a Wikimedia Foundation "escalável", como a nossa ideia do "micro-capítulo" de suporte para atividades que exigem esse tipo de formalidade. Então a WMF diminui o número de atividades e foca nas suas "core" prioridades e nos grants, o que vai dar pra fazer dentro dessa nova estrutura? Vamos descobrir.
Essa mudança toda tem um preço, tudo tem, como a perda de uns projetos muito legais, como o fellowship, etc. Então a proposta parece ser:
"Vamos dar ferramentas aos grupos (aka comunidades) de trabalho invés de tentar criá-los", acho isso muito positivo globalmente, mas nem tanto localmente. A WMF decidiu o que parece ser melhor pra ela "no geral".
Abraços, Jonas
Bom: http://meta.wikimedia.org/wiki/User:Sue_Gardner/Narrowing_focus
É com muito pesar que eu mostro isso, não sei o quanto esse board novo gosta da Wikipédia, mas me parece que muuuuito mesmo. A WMF, mesmo
falando
que não, pulou fora de agir diretamente nos países do terceiro mundo,
e
deixou essa rensponsa para outras instituições, como todo bom
capitalista,
eles vão terceirizar isso. Tudo bem, a gente toca daqui, mas sinto
que a
WMF não tem papel social algum, e isso me deixa um pouco entristecido.
Outra coisa, eles não encaram que a queda da Wikipédia seja algo
natural, e
talvez até irreversível por agora, talvez esteja na hora de surgir
outro
projeto. E seria mais do que natural, o problema é que não veem isso,
e não
dão luz a outros projetos. Não tem citações nesse texto de nenhum
outro
projeto. A Wikipédia é O projeto de 2008, mas qual será O projeto de
2015,
acho que esta mais do que na hora de largar o osso e fortalecer o
Movimento
como um todo, pensar pra frente.
Mas isso são só criticas à WMF que não vão gerar muitos frutos, pois
não
nos ouvem com a rapidez necessária... e eu achei que estavam mudando,
mas
só estavam trocando nomes...
Uma coisa que nos toca é isso: http://meta.wikimedia.org/wiki/Narrowing_Focus:_Wikimania_support
E já rolou uma escrotização nessa conversa, "exotic", dá vontade de bagunçar a cara de um cara desses, porque não é europeu, ou EUA, é
exótico,
minha casa não é exótica, e casa de várias pessoas também não... eu
não vou
comentar agora, se não vou sair chutando tudo, essas pessoas esquecem
que
há voluntários do Movimento Wikimedia em todo o mundo...
Mas o ponto é que já rolavam umas escolhas sem noção no scholarship,
se vão
dedicar menos tempo ainda para isso, vai ser roda da fortuna, jogam os nomes para cima e escolhem um calango aleatório. Acho que seria interessante propor que os Movimentos locais tivessem certo poder de decisão para quem ganha ou não, tipo "Ei Brasil, vocês podem mandar 10 guris pra cá, te vira".
Se lerem também, acabou o fellow, então a ideia de outreach pelo
Brasil
morre também, (para quem não sabe do que eu estou falando
http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships/Project_Ideas/Convidand... ),
e eu não consigo ver esse programa funcionando via grant, pois
precisaria
de uma dedicação quase que exclusiva para rodar isso ae...
Tem muita coisa, e vcs têm preguiça de ler email grande, então se eu
fizer
uma descrição de coalas daqui pra frente não vão ler, então, fica ai
ideias
soltas e deem uma lida nesse treco da Sue.
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 97 97 18 884 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: <
http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/attachments/20121018/3f34...
Message: 3 Date: Thu, 18 Oct 2012 18:57:36 -0300 From: Claudio Barbosa rjclaudio@gmail.com To: "Lista de emails da Wikimedia Brasil." wikimediabr-l@lists.wikimedia.org Subject: [Wikimedia Brasil] Visão 2015. ou 2013 Message-ID: <CAO2G1HatS+iGGwHPuUY7-v1=oL4d_vz5DQNb0QrRY+5U14Bh=
A@mail.gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
Uma coisa q queria ter levantado no final do WikiBrasil mas esqueci,
fica
de ideia pro próximo.
Fazermos uma dinamica ou uma roda ou qualquer coisa, pras pessoas
falarem
como elas vêem que o Movimento Wikimedia Brasil (ou o Movimento
Wikimedia
em geral) estará em 2013 (como estará o movimento qnd tiver o próximo WikiBrasil). Aí pode ter tanto a parte lúdica/ideais quanto a parte
mais
objetiva/prática: planejamento, quais projetos estarão rodando até
lá, o q
temos q fazer agora para isso acontecer, ter um planejamento
considerando
uma linha do tempo.
Ou podiamos fazer mais a longo prazo, como será o movimento em 2015?
Qual a
nossa visão 2015? Podiamos até discutir essa visão 2015 nos encontros locais q ocorrerem até o próximo WikiBrasil, e no WikiBrasil juntar
todas
essas visões. Quem for organizar encontros locais, não esquece de
levantar
esse assunto isso tá?
Ou fazer um espaço (fixo?) na wiki para isso, mas isso me parece mais apropriado para conversar presencialmente.
Claudio Barbosa -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: <
http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/attachments/20121018/c76d...
Message: 4 Date: Thu, 18 Oct 2012 19:03:23 -0300 From: Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com To: "Lista de emails da Wikimedia Brasil." wikimediabr-l@lists.wikimedia.org Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Visão 2015. ou 2013 Message-ID: <CAB8ORq9K-w7g5=ySJdeBd-QR43-nHwfmLukcU6K=
FXbqg+uvpQ@mail.gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
Isso é praticamente um planejamento estratégico, podemos pensar isso
na
WikiBrasil 2013.
Que acho que podemos definir para dia 29 de março, pois é o único
feriado
no primeiro trimestre. que não o carnaval, e não é a virada de ano, a
menos
que queiram fazer no carnaval.
2012/10/18 Claudio Barbosa rjclaudio@gmail.com
Uma coisa q queria ter levantado no final do WikiBrasil mas esqueci,
fica
de ideia pro próximo.
Fazermos uma dinamica ou uma roda ou qualquer coisa, pras pessoas
falarem
como elas vêem que o Movimento Wikimedia Brasil (ou o Movimento
Wikimedia
em geral) estará em 2013 (como estará o movimento qnd tiver o próximo WikiBrasil). Aí pode ter tanto a parte lúdica/ideais quanto a parte
mais
objetiva/prática: planejamento, quais projetos estarão rodando até
lá, o
q temos q fazer agora para isso acontecer, ter um planejamento
considerando
uma linha do tempo.
Ou podiamos fazer mais a longo prazo, como será o movimento em 2015?
Qual
a nossa visão 2015? Podiamos até discutir essa visão 2015 nos
encontros
locais q ocorrerem até o próximo WikiBrasil, e no WikiBrasil juntar
todas
essas visões. Quem for organizar encontros locais, não esquece de levantar esse assunto isso tá?
Ou fazer um espaço (fixo?) na wiki para isso, mas isso me parece mais apropriado para conversar presencialmente.
Claudio Barbosa
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 97 97 18 884 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: <
http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/attachments/20121018/4016...
Message: 5 Date: Thu, 18 Oct 2012 19:10:50 -0300 From: Claudio Barbosa rjclaudio@gmail.com To: "Lista de emails da Wikimedia Brasil." wikimediabr-l@lists.wikimedia.org Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Visão 2015. ou 2013 Message-ID: <
CAO2G1HbmH+Gs9_doAZmsLfeD7nO0cN+YP3ian6c1hqzMfzxKUg@mail.gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
Planejamento estratégico fica mt formal, só queria ouvir a visão de
cada
um, pode ser coisas soltas mesmo, algo mais informal. Depois, se for
o caso
e se der, como um ''*extra*'', juntamos e fazemos uma discussão mais a sério para ver o que é viável e fazer o planejamento. Mas por hora só queria propor ouvir as pessoas.
E alias, vamos incentivar as pessoas a organizarem encontros
regionais até
o próximo WikiBrasil? Mesmo se não for encontros grandes (e com suporte $), ao menos fazer
algum
encontro pequeno, só para nos acostumarmos a fazer/organizar
encontro, as
dificuldades, e já ir juntando quem está disposto a organizar os
maiores. E
já ir ouvindo a opinião das pessoas sobre a Visão 2015.
Claudio Barbosa
Em 18 de outubro de 2012 19:03, Rodrigo Tetsuo Argenton < rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:
Isso é praticamente um planejamento estratégico, podemos pensar isso
na
WikiBrasil 2013.
Que acho que podemos definir para dia 29 de março, pois é o único
feriado
no primeiro trimestre. que não o carnaval, e não é a virada de ano, a menos que queiram fazer no carnaval.
2012/10/18 Claudio Barbosa rjclaudio@gmail.com
> Uma coisa q queria ter levantado no final do WikiBrasil mas
esqueci,
> fica de ideia pro próximo. > > Fazermos uma dinamica ou uma roda ou qualquer coisa, pras pessoas > falarem > como elas vêem que o Movimento Wikimedia Brasil (ou o Movimento > Wikimedia > em geral) estará em 2013 (como estará o movimento qnd tiver o
próximo
> WikiBrasil). Aí pode ter tanto a parte lúdica/ideais quanto a parte
mais
> objetiva/prática: planejamento, quais projetos estarão rodando até
lá, o
> q > temos q fazer agora para isso acontecer, ter um planejamento > considerando > uma linha do tempo. > > Ou podiamos fazer mais a longo prazo, como será o movimento em 2015? > Qual a nossa visão 2015? Podiamos até discutir essa visão 2015 nos > encontros locais q ocorrerem até o próximo WikiBrasil, e no
WikiBrasil
> juntar todas essas visões. Quem for organizar encontros locais, não > esquece > de levantar esse assunto isso tá? > > Ou fazer um espaço (fixo?) na wiki para isso, mas isso me parece
mais
> apropriado para conversar presencialmente. > > Claudio Barbosa > > > _______________________________________________ > WikimediaBR-l mailing list > WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org > https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l > >
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 97 97 18 884
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
-------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: <
http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/attachments/20121018/81e9...
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
Fim da Digest WikimediaBR-l, volume 50, assunto 40
-- @Jonas_agx http://twitter.com/jonas_agx
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
-- {+}Nevinho Venha para o Movimento Colaborativo http://sextapoetica.com.br !!
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.com +55 11 97 97 18 884
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l