O fato de o conteúdo ser destinado a brasileiros não quer dizer que só pode ter assunto brasileiro na lista. Acham mesmo que brasileiros só se interessam por coisas do Brasil? Não generalizem demais e nem sejam paternalistas. Para quem não tem internet, é ainda mais importante incluirmos artigos sobre temas que não são encontrados normalmente na biblioteca da escola ou nos livros didáticos. Pode ser a única fonte de pesquisa, por algum tempo, para os consumidores desses PCs.
Quando discutimos a composição da lista, foi justamente para evitar um peso indevido em conteúdo não relacionados, e a proposta foi criar um segmento dessa lista só com artigos relacionados diretamente ao Brasil, com 500 biografias e 500 outros artigos bem relacionados. Com isso, já são 1000 artigos, ou 20% de todo o conteúdo do offline, além daqueles que estarão em outras partes da lista (os essenciais relacionados ao Brasil, os escolares relacionados ao Brasil, os populares relacionados ao Brasil e os destacados/bons relacionados ao Brasil). Por alto, creio que um terço da lista vai ser de artigos relacionados ao Brasil.
Por isso, não há necessidade de mexer na lista dos artigos essenciais. Eles são assim denominados por uma razão: o objetivo dessa lista é formar uma seleção de artigos que toda enciclopédia deve ter. Provavelmente não é perfeita, mas é uma discussão aberta há anos, e com certeza é melhor do que iniciar uma outra agora. Todas as observações do Argenton procedem, mas se aplicam à lista Brasil. Todos esses artigos citados podem estar lá, sem precisar tirar os da lista dos essenciais. E ainda combinamos de revisar a listona quando todas as parciais estiverem prontas, não foi? Vamos ajudar o Mateus com essa lista Brasil, para avançarmos com ela até o próximo fim de semana, como combinamos.
E não é para as zonas remotas do Brasil, não. Essa versão será gravada em PCs comuns, vendidos no varejo em lojas como Ponto Frio, Americanas, Carrefour, Insinuante, etc. ao lado de ventiladores, microondas, máquinas fotográficas e etc. Não são direcionados a um público específico, e nem é proibido usar internet neles. Os maiores beneficiários serão os que não têm acesso à Internet, apenas isso.
CB