Ah, antes que me esqueça, eu executava um trabalho profissional remunerado e ao mesmo tempo me divertia em muitos momentos. Por incrível que isso possa parecer para alguns. ;)
Confesso que a coisa mais chata foi ouvir de um amigo que eu sou pago para ser xingado. Amigo que respeito muitas opiniões, é super inteligente, mas é um banana na hora de levantar a voz contra quem excede os limites da boa convivência, como quando mandaram eu e o Jo para aquele lugar.
E, claro, a passividade de muitos outros diante de tamanha aberração (como assim ficarem quieto mandando colegas para aquele lugar), mas tamanha energia com pequenos detalhes reflete muito as dificuldades de trabalhar nos projetos Wikimedia "por dinheiro".
Bem, já vi admin falando que uma senhora contribuidora estava de TPM e vários veteranos não coibiram a ação. Esperar o que?
Em 7 de agosto de 2014 14:12, Everton Zanella Alvarenga tom@okfn.org.br escreveu:
As razões para a distinção são óbvias, acho que ninguém contesta. Sempre que pude evitar edições com a conta da WMF, eu evitava. Aliás, demoraram para criar uma conta minha da WMF, mas comecei a trabalhar por dinheiro com minha conta de voluntário. O ponto que eu quis chamar atenção foi para o caso quando ocorre a patrulha burra, aquela que se apega em detalhes e transforma isso num wiki-drama.
Como exemplo, todos meses que trabalhei estourei as horas de trabalho por dinheiro. Por exemplo, no primeiro contrato houve um erro de estimativa, então as 20h semanais iam de 30 a 40h de trabalho (na realidade, não foi tão errado, pois a estimativa inicial eram 30h, mas mudou-se por causa do meu compromisso assumido com a Open Knowledge).
Essa preocupação demasiada com as edições "por dinheiro" só mostra um dos motivos porque o catalisador não deve ocorrer: muitos voluntários nunca vão se acostumar com a ideia de pessoas exercendo um trabalho profissional bem específico, com cobrança e tudo. Aliás, muitos acabam achando porque tem mais contribuições podem agir como se fossem chefes daqueles que trabalham só por dinheiro, mas não são tão nobre quando os com milhares de horas doadas para... é mesmo, qual a motivação de muitos voluntários? É bem conhecido aqueles contribuem muito, mas mantém muitos ambiente wiki hostil.
Engraçado que muitos dos que possuem uma patrulha a la inquisição certamente gostaria de trabalhar para a WMF, mas na hora de assumir compromisso, poucos querem. Basta ver o número de candidatos que surgiram quando vagas foram anunciadas comparada ao número dos que atacam pedras no primeiro erro.
Alguns que tentamos estimular a aplicar a algumas vagas certamente fugiram, na minha opinião, por insegurança e porque sabem que seriam mal vistos por outros da comunidade que são tão nobres ao ponto de nunca trabalhar nos projetos Wikimedia por dinheiro.
Perdão.
Tom
Em 7 de agosto de 2014 12:40, Lestaty de Lioncourt slestaty@gmail.com escreveu:
E apenas mais uma coisinha: Separar as edições é necessário, pois vamos
considerar que editar da forma como os voluntários fazem seja apenas uma diversão, um passatempo (que em tese é exatamente isso). E o funcionário ao invés de fazer o serviço que lhe foi proposto resolve editar...
Aparentemente ele "está trabalhando", mas na realidade está apenas se divertindo. O mesmo ocorre quando o chefe vê o funcionário concentrado olhando para o monitor e pensa "funcionário exemplar" e na realidade o funcionário está lá concentrado lendo sua timeline do facebook.
Acho que assim, fica bem claro o motivo pelo qual uma situação deve ser distinta da outra.
Em 7 de agosto de 2014 12:29, Lestaty de Lioncourt slestaty@gmail.com escreveu:
Excelente notícia Helder!
Não vejo problema algum que estas edições sejam distintas, aliás é necessário que sejam distintas para não se confundir aquilo que é feito por dinheiro e aquilo que é feito por voluntariado.
A comunidade não tem como saber quais edições foram feitas por estar sendo pago ou por ser voluntário, apenas assumir a boa fé.
Trabalhar online é assim e qualquer pessoa que se dispõe ou se dispor a isso tem que encarar tal situação...
Sobre o comentário do Tom relativo às edições: Não constitui um crime, só não considero certo. Edições são ainda consideradas o "top" de um trabalho dentro das wikis e imagino que da mesma forma que as comunidades não se sintam confortáveis com editores que utilizam semi-bots com o claro propósito para somar edições, essa mesma comunidade também não se sente confortável com edições mixadas voluntário+funcionário.
Se durante o percurso de editar como funcionário, a pessoa encontrar um erro que precise ser corrigido, nada que uma segunda instância do mesmo navegador em modo anônimo não resolva ;-)
Abraços
Em 7 de agosto de 2014 10:23, Helder . helder.wiki@gmail.com escreveu:
Para referencia futura: está em desenvolvimento (pronta?) uma extensão que facilitará a distinção entre os dois tipos de edição: https://www.mediawiki.org/wiki/Extension:StaffEdits https://commons.wikimedia.org/wiki/File:StaffEdits_on_edit_page.png
Helder
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
-- Lestaty de Lioncourt OTRS / Wikimedia Foundation https://wikimediafoundation.org
-- Lestaty de Lioncourt OTRS / Wikimedia Foundation https://wikimediafoundation.org
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
-- Everton Zanella Alvarenga (also Tom) Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre http://br.okfn.org