Em 25 de novembro de 2011 00:52, Castelo michelcastelobranco@gmail.com escreveu:
Parece massa, e acho que seria o ideal, mas esta é uma "exigência legal nada legal", se é que me entende. A associação tem que ter um endereço próprio e a solução mais viável no momento é alugar um escritório virtual. Se o escritório alugasse duas salas e cedesse uma para a gente na amizade, bem que seria uma boa sermos vizinhos. Mas espera-se que o capítulo cubra suas despesas, e não fique na dependência da WMF. Alugar um escritório "real" (sala, secretária, telefone, internet, água, energia, IPTU, condomínio) significa destinar à sua manutenção uma verba que poderia ser destinada a promover suas atividades (passagens, hospedagem e espaços para eventos, camisetas, brindes e prêmios de concursos, etc.).
Da mesma forma que eles, ter uma base de apoio (a nossa é apenas virtual, legal e fiscal) não impede que os voluntários reúnam-se em outros espaços, como o The Hub, por exemplo, em determinadas ocasiões. Dá até mais flexibilidade para escolher o espaço mais adequado a cada evento, sem ficarmos preso a um endereço fixo.
Entendi. De fato, termos o nosso espaço fixo me parece bobagem. Mas ainda assim gosta da idéia do centro de suporte a voluntários proposta pelo Névio. E talvez conversar com eles sobre isso agora pode ser uma boa. Pode até ser que o espaço físico da WMF não terá relação alguma com o nosso virtual, mas ainda acho bom eles interagirem conosco sobre isso.
Essa discussão está sendo muito importante para mim, pois vou ter que criar a Open Knowledge Foundation (OKFn) Brasil e inclusive tenho que pensar nessa questão das contas. A OKFn gera receita (imagino que haverá gente olhando feio por causa disso) lá fora não só com doações. Por exemplo, eles dão consultoria para empresas e o governos ao implementar softwares que desenvolvem, como o CKAN.
Será que a WMBR conseguiria gerar receita com alguma atividade? Os membros aqui pensam em atividades nesse sentido ou veriam problema nisso? O grupo aqui se oporia, por exemplo, a produzirmos uma revista com conhecimento livre, relacionada conhecimento livre, educação e outros assuntos de nosso interesse, que seria distribuída fisicamente? (quero saber a opinião para depois contar sobre uma revista muito bacana feita por um casal português só com software livre e com licenças compatíveis com os projetos da WMF)