http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1647988-celular-fara-a-inclusao...
Celular fará a inclusão digital de milhões, diz fundador da Wikipédia
DE SÃO PAULO 26/06/2015 02h00
O celular será responsável pela inclusão digital de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, com impacto no aperfeiçoamento da democracia, na educação e no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
A avaliação é de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, que participou nesta quarta (24) de debate da série Fronteiras do Pensamento, que tem o apoio da Folha.
Para Wales, isso será possível com a popularização dos smartphones e o acesso mais barato à comunicação de dados. Ele defendeu a navegação gratuita em sites como a Wikipédia. Chamado Wikipedia Zero, o projeto inclui uma operadora de telefonia em que a maior parte do lucro vai para projetos sociais. Ela já funciona na Índia, Malásia, Tailândia e Nepal.
"Conforme as pessoas vão ficado on-line, vão aprendendo sobre assuntos novos, lendo jornais locais e conversando entre si. Poderão se mobilizar em situações como uma epidemia de malária, fazendo com que certas regiões sejam evitadas e que consigam remédios e socorro", disse.
No caso das mobilizações organizadas via web, como as da Primavera Árabe, Wales admitiu que o passo mais difícil desses movimentos é evoluir para o aperfeiçoamento das instituições.
"Como organizamos instituições que sejam mais resistentes à corrupção? Noruega e Suécia, onde a corrupção é baixa, construíram regras que tornaram a corrupção cada vez menos possível."
Wales afirmou ainda que a liberdade de expressão evoluirá em países como a China, onde a Wikipédia é censurada. "Os censores hoje entendem que não conseguirão impedir as pessoas de aprenderem determinados assuntos. O que são capazes de fazer é evitar que alguns temas façam parte das conversas nos textos enviados por celular, redes sociais e Twitter."