Argenton, eu extendo o pedido a ti: Vai la, se os chapters te amam tanto asism, vai la pedir pra ir a conferencia com dinheiro deles e representando um chapter que não existe. _____ *Béria Lima (Beh) (351) 925 171 484*
No dia 20 de Fevereiro de 2011 12:52, Rodrigo rodrigopissardini@gmail.comescreveu:
Contextualizando:
- Esta história do Argenton é a versão moderna das discussões. Já havia
outras em 2006 para formação de um chapter local, mas que acabaram se desfazendo pelos rumos que o movimento tomou. Desta época antiga, sobrou eu e o Lugusto, p.ex.
- A briga nesta nova versão da WMBr se deu inicialmente porque a maioria
das pessoas que estava vindo colaborar nunca havia participado ativamente de nenhum projeto wiki. Aqueles que colaboravam nas wikis se opuseram ao fato que o capítulo tal como estava sendo proposto ficaria descaracterizado. Isto pq o TSB nunca gozou de muita confiança desta comunidade por não participar diretamente das wikis, e os membros das wikis acreditavam que um capítulo oficial poderia servir como meio de lavar dinheiro ou outras coisas escusas de membros não alinhados aos projetos. Isto não impediu que TSB, Argenton e afins fizessem reuniões e afins, paralelas aos membros das wikis. O movimento de mutirões acredito que surgiu depois como um meio de conciliar as visões, e atendeu seu propósito para desenvolver uma comunidade mais ou menos ativa.
Rodrigo
Em 20/02/2011, às 00:48, Rodrigo Tetsuo Argenton < rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:
Pietro, está pedindo de mais.
Para quem é novo e está achando que fui ríspido farei um breve resumo, a Wikimedia Brasil começou basicamente em uma reunião entre eu o Thomas e a Béria, depois que o Thomas foi atrás de toda a documentação e abriu tudo que era necessário para o chapter legalmente formado ( acho que um processo de dois meses), inclusive essa lista, Béria resolveu se voltar contra e não queria a formação. Ok, ficamos um tempo discutindo um novo estatuto, e durante essas discussões e conversas com pessoas externas, Thomas/Ale ou alguém, trouxe a idéia de mutirão, advinha quem foi contra, mas fortaleceu, trouxe resultados, somos um capítulo com um modelo diferenciado, que funciona. Obs; Béria está em Portugal e fez com que a opinião dos brasileiros da Wikimedia Brasil fosse vista como crime para Wikimedia Portugal. Fora outros atos dela, que não veem ao caso, por isso não achem que ela é inocente. Que eu fiz foi errado, sim, mas só porque os meus emails não chegam a ela, todas as ações desse ser são para que a Wikimedia Brasil ande para trás.
E quanto ao logo, o motivo de não ter o nome Wikimedia Brasil nele é muito simples, qualquer projeto que queira ter características de mutirão, ou seja, seguir a Carta de Princípios, pode utilizar esse logo para ser um mutirão pelo conhecimento livre, e seu voluntários wikinikins, mutirãozeiros, tanto faz, adotando a Carta, podem fazer qualquer coisa utilizando esse nome. É um logo, que diferente do capítulo, está sobre uma licença livre e não é necessariamente ligado a Wikimedia Foundation. Assim pode ser qualquer coisa, qualquer coisa. A Wikimedia Foundation não tem ligação com a Microsoft, mas se a Microsoft quiser criar um mutirão que siga tudo que está na Carta, ela pode ser um Mutirão Pelo Conhecimento Livre, isso não cria nenhum laço com a WMF, é só mais um mutirão que apoia o conhecimento livre.
Obs: por incrível que pareça temos certa proximidade com pessoas da WMF e de outros chapters, é raro encontrar alguém que fale que o modelo não é válido. São algumas pessoas da WMF que ainda não acham que podem autorizar-nos como "oficial" apenas por problemas legais, e também se houver abertura, como há, não importa o nome e sim o trabalho, o nome só importa para pessoas que não importam.
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l