Pra comecar so vi esse mail agora com as respostas do Nevio e do Diego, porque como quase todo mundo aqui sabe, e-mails do Argenton são enviados directamente para meu caixote do lixo.
Isso posto vamos lá responder as questões do Nevio.
*Sinceramente, não entendi a razão do pedido. *
Passo a explicar: Umas semanas atrás alguns membros do ChapCom me procuraram a perguntar o que eu achava da situação do Brasil, se era possível criar um "real chapter" aqui (palavras deles) e qual seria a dificuldade de se fazer isso. Minhas opiniões sobre o assunto são públicas (já foram ditas aqui 20 mil vezes) e foram as mesmas que dei a eles. Uma das coisas que citei foi que criar uma Wikimedia Brasil seria "impossivel" porque nem página no meta para a proposta de chapter "formal" era possivel, dado que estas páginas eram usadas para o Mutirão. Foi-me então recomendado falar com usuários do Brasil e ver se a ideia poderia sair do papel.
Foi o que fiz....
*Isso foi discutido com alguém do Brasil? *
... Conversei com vários usuários do Brasil (todos membros da comunidade da Wikipédia e alguns envolvidos na WMBR no passado) para saber a opinião deles. Somente um disse que não participaria de um chapter formal, porque estava longe dos projectos wiki a um tempo e não queria se envolver de novo.
Assim sendo, conversei com a Carol Rossini a respeito (contei-lhe que havia um grupo e bla bla bla) e fui dar a resposta ao membros do ChapCom. Dado a situação, me aconselharam a mover as páginas para o nome do grupo "Mutirões pelo Conhecimento Livre" e recriar uma proposta de chapter formal.
Foi o que fiz...
*O usuário Barras deletou várias páginas do meta do mutirão sexta poética, mas não vi mal nenhum nisso pois eram todas obsoletas e foram transferidas para a WMBR. *
... Contei ao Barras a história e pedir para ele mover (ele moveu, não apagou. Todas as páginas que tinham o prefixo "Wikimedia Brasil" tem agora o prefixo "Mutirões pelo Conhecimento Livre" e ainda existem) por que eram muitas e ia demorar anos pra fazer a mão. Ele fez, eu arrumei tudo e criei a nova proposta. Agora é caso de discutir a proposta.
*E por não entender o pedido não entendi a ira que levantou*
Nem eu, mas não vou me pronunciar sobre o e-mail dele.
Isso posto, Sem mais no momento, _____ *Béria Lima (Beh) (351) 925 171 484* PS: Esse final parece daqueles memorandos oficiais em 3 vias com carimbo ;)
No dia 3 de Março de 2011 13:07, Diego Rabatone diraol@diraol.eng.brescreveu:
Argenton, tenho acordo com o Nevinho.
Acho que, primeiramente, não devemos nada a ninguém.
Em segundo lugar, acho que a melhor forma de provarmos "adesão à proposta de mudança cultural do modelo wiki" é trabalhando.
Em terceiro lugar, eu pessoalmente acho que se "eles" querem discutir a Wikimedia Brasil sem conversar com a nossa comunidade (e veja que estou dizendo com a comunidade, e não com alguns membros da comunidade), acho que não é a opinião de uma ou outra pessoa que vai realmente fazer diferença, acho que o problema é muito maior e mais estrutural (como de fato me parece cada vez mais).
Em quarto lugar, do pouco que conheço da estrutura da Wikimedia, não é na lista de capítulos que as decisões são tomadas, certo?! ....
Em quinto lugar, volto para o segundo ponto. Acho que temos que mostrar nosso valor pelas nossas ações. Que continuemos fazendo um ótimo trabalho aqui no Brasil - e que melhoremos muito este trabalho, tanto do ponto de vista de qualidade como de quantidade - ao ponto de eles se tocarem o quão relevante é a nossa participação. Chega de "mendigar"!! Que eles corram atrás de nossa "força de trabalho coletiva". Inclusive porque, se eles realmente quisessem nos afastar/ignorar, não teríamos essa lista aqui! Quero ver eles criarem um "capítulo oficial formal" à parte e à revelia deste grupo, e serem tão efetivos como somos.
Por fim, entendo a revolta e também me chateia uma postura antidemocrática e, TALVEZ, antiética. Mas acho que, enquanto militantes de uma causa, temos de nos focar em nossos objetivos e olhar sempre para quem é que realmente está sendo beneficiado com isso. Eu prefiro trabalhar por uma sociedade brasileira mais igualitária, democrática, coletiva e livre do que pela disseminação de uma organização (se essa dicotomização realmente existir, claro).
Abraços,
Diego Rabatone Oliveira http://blog.diraol.eng.br diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol Twitter: @diraol
2011/3/3 Nevio nevinhoalarcao@gmail.com
Argenton, os maus a si mesmo se destróem, Acho mais produtivo concentrar
em nosso trabalho. Att
Nevinho Http://sextapoetica.com.br http://sextapoetica.com.br/
No dia Mar 3, 2011, às 6:07, Rodrigo Tetsuo Argenton < rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:
http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil entra, veja se há alguma ligação para o http://br.wikimedia.org/br.wikimedia.org, leai o outro email, veja se é salutar a postura
-- Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton@gmail.comrodrigo.argenton@gmail.com +55 11 7971-8884
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l