Agora, falando sério...
Thomas, tens razão, não apresentei as mudanças que fiz...
Perdi o dia no trampo fazendo o Estatuto e fiquei atrasado com o que eu tinha que fazer lá.
Bom, a proposta de Estatuto trás algumas mudanças que considero bastante importantes.
Primeiro, estabelece maior democracia e transparência no que tange à Assembléia Geral. Na proposta anterior, a Assembléia podia ser realizada com qualquer número de pessoas e não precisava ser massivamente convocada, bastava um anúncio em algum jornal local e um papel dentro da "sede".
Segundo, era atribuído poder demais ao "Coordenado Executivo". Ele praticamente era uma instância deliberativa e não considero isso correto. Não é nem democrático, muito menos "horizontal" e "colaborativo".
Terceiro, regulamenta as instâncias deliberativas, definindo quórum mínimo, clarificando papéis e responsabilidades, etc.
Quarto, cria uma nova instância, o Congresso. Agora que somos poucos, a Assembléia resolve, mas quando formos muitos (e seremos), uma Assembléia torna impossível discutir democratimente as opiniões. Além disso, é muito mais barato garantir a representatividade em um congresso que em uma Assembléia.
Quinto, e não menos importante, estabelece "defesas" para os mais comuns motivos de degeneração de organizações como a nossa.
Vocês podem considerar isso "conspiração", mas a história recente está aí prá mostrar. As ONGs no Brasil, infelizmente, são mui frequentemente utilizadas para fins "ilícitos" (leia-se desvio de verbas públicas, lavegem de dinheiro, etc). Quem é paulistano deve lembrar da história do Instituto Florestan Fernandes na gestão da Marta. Não só, a Rádio Favela (que é uma ONG), "trocou" o apoio explícito a um candidato de direita por uma concessão de rádio educativa em Belo Horizonte (sob o "aval" da lei da PPP). Há centenas de exemplos de usos da PPP com ONGs para desvio de verbas públicas.
Sem romantismo agora. É muito bonito o lance de trabalho voluntário e tal, mas a realidade é que "elementos" de caráter duvidoso adoram "ganhar" ONGs para esse tipo de fim.
No final, sendo ou não "teoria da conspiração", creio que não custa nada estabelecermos esse tipo de proteção.
Obrigado, Thomas, por iniciar a discussão com seriedade.
Aguardo mais comentários.
-- Porantim
2008/10/10 Thomas de Souza Buckup thomasdesouzabuckup@gmail.com
Pessoal,
Depois de 6 meses de discussão e reflexão coletiva, o estatutohttp://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Bylawsdo Instituto Wikimedia Brasil http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasilfinalmente se encontra pronto e aprovado para constituição do capítulo brasileiro http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_chapters da Fundação Wikimedia http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Foundation. Acho que vale resgatar alguns marcos no processo de discussão e aprovação:
- *05 de Abril*: início das discussões sobre o estatutohttp://meta.wikimedia.org/wiki/Talk:Wikimedia_Brasil/Estatuto(em português)
- *15 de Junho*: início do esforço de versão do estatuto para o inglêshttp://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Estatuto/en
- *28 de Agosto*: estatuto bilíngüe finalizadohttp://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Bylawscom o apoio de pelo menos 13
participanteshttp://meta.wikimedia.org/wiki/Talk:Wikimedia_Brasil/Bylaws#Thanks_to...
- *30 de Setembro*: após discussãohttp://meta.wikimedia.org/wiki/Talk:Wikimedia_Brasil/Bylaws#Feedback_on_proposed_Bylawsno meta, Comitê de Capítulos
aprovahttp://chapcom.wikimedia.org/wiki/Chapters_approvals/Wikimedia_Brasilestatuto
- *9 de Outubro*: Conselho da Fundação Wikimedia aprovahttp://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_chapterso Instituto Wikimedia Brasil como capítulo brasileiro.
Claro que sempre existirá a possibilidade de considerarmos coletivamente novas sugestões para modificação da versão aprovada do estatuto, mas estas deveriam ser super pertinentes, relevantes e representar o interesse da maioria dos participantes, pois para iniciar um novo processo de alinhamento com a Fundação Wikimedia existirá a necessidade de todos estarmos em sintonia, caso contrário a organização brasileira poderá ser encarada como desorganizada e fragmentada internamente. Pessoalmente, eu ainda não considero as sugestões da nova versão do estatuto feitas pelo Porantim sufientemente relevantes e pertinentes, mas acho que vale a iniciativa, pois acredito que sempre deverá existir espaço para aprofundarmos a discussão.
Fico com a sensação de que devemos esperar a evolução da discussão da nova versão do estatuto antes de propor uma data para a Assembléia Geral de Constituição da Wikimedia Brasil. Mas espero que exista uma boa participação de usuários para justificar a oportunidade que poderemos perder, pois será difícil conquistar novamente a visibilidade da presença do Jimmy no Brasil para falar do capítulo brasileiro. Afinal, ele participará do Roda Viva, de um debate na Folha de S.Paulo, de um artigo na Revista Época e de um evento aberto no Centro Cultural São Paulo.
Queria pedir a todos para que, se possível, concentrem suas energias na discussão das idéias e propostas do estatuto e nas iniciativas de novembro, ao invés do tempo perdido com ofensas nesta lista de mensagens.
Grande abraço, Thomas
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l