On 02/22/2011 11:31 AM, nevio carlos de alarcão wrote:
Ale, querendo entender e debater, pode elaborar um mais mais sobre esse desenho institucional?
Opa, claro!
Desenho institucional é um termo bonitinho para o cenário de relações e funções de organizações no contexto de estudá-las com teoria dos jogos.
Um exemplo de péssimo desenho institucional é a nossa república das bananas, onde é permitido, apesar de ilegalmente, que se mantenham oligopólios dos meios de comunicação de massa, erodindo a democracia a tal ponto que se ignoram as próprias leis que teoricamente os regulam.
Outro exemplo mais ilustrativo é a organização do mercado de financiamento imobiliário que levou à crise financeira mundial, onde permitir que a AIG vendesse seguros como se fossem derivativos criou uma cadeia viciosa onde os indivíduos em cada etapa do sistema financeiro tinham apenas incentivos para continuar realizando ações que destruíam as bases daquele sistema.
O ponto importante é que uma coisa aparentemente simples e técnica, num canto isolado do sistema: o provedor final de resseguro (AIG), invisível à população e até às financiadoras, poder vender um tipo de serviço financeiro pelas regras de outro tipo, transformou um sistema a princípio eficiente e bom para todos numa bomba relógio global.
Para piorar, os indivíduos no controle das poucas instituições que tinham os dados para enxergar o problema não tinham incentivos para resolvê-lo, ou mesmo vê-lo: a melhor atitude para eles era apostar que ainda que a coisa quebrasse a população pagaria por tudo através do governo, como aconteceu.
Expliquei ou compliquei? Exercício de casa, faça o paralelo - guardadas as proporções - entre os dois parágrafos acima e meu e-mail original sobre o movimento wikimedia. :)P
Abraços,
ale