(Não estou em todas listas do "com cópia". Peço a gentileza de retransmitir minha mensagem, no caso dos filtros anti-spam dos grupos a bloquearem.)
A segunda idéia da Bianca me soa particularmente formidável, e acredito que o http://www.co-ment.net/text/2268/ seja a plataforma mais indicada para elaboração de algo nesse sentido.
Acredito que tal edição pichada da cartilha seria simbolicamente interessante: nos utilizaríamos de um material protegido-por-padrão para iniciarmos um debate, de forma que a opinião integral de nosso opositor estaria disponível para qualquer um consultar. Ou seja, através da "pirataria", seriamos extremamente democráticos.
No entanto, certos falsos argumentos merecem digressões mais detalhadas, para estímulo de debate (em contraposição ao simplório material meramente publicitário que tal entidade divulgou, claramente querendo vender uma idéia, e não debatê-la).
Adicionei um comentário no co-ment; o reproduzo abaixo, para conveniência (já que o sistema passa primeiro por moderação). Quando tiver tempo, posto mais algo.
*Além dos pontos levantados, a ABDR se esquece de mencionar que os livreiros costumam lançar uma só edição de publicações técnico-científicas, e sempre em tiragem limitada. Mesmo com a idéia defendida em tais publicações continuar a ser válida, ou com a obra em si ser algum marco que a torne um clássico, é extremamente comum as bibliografias básicas de cursos de graduação e pós-graduação terem percentual bem relevante de obras esgotadas. Como a própria ABDR defende que cópia de obra esgotada é infração aos "direitos autorais", temos aqui uma provável grande fonte dessa interessante cifra. Pontos a refletir, além dos das opiniões já manifestadas:
1) Qual foi a metodologia de análise utilizada por tal Instituto? Foram separados os tipos de cópias "não-autorizadas" entre as que comercialmente ainda são rentáveis (ou seja, estão no mercado livreiro)?
2) Qual a viabilidade de elaborar levantamento de porcentagem de obras de bibliografias básicas de cursos superiores que se encontra fora do mercado? Tenho particular interesse em contribuir com o mesmo, caso a idéia seja levada adiante.*
2010/2/22 Everton Zanella Alvarenga everton137@gmail.com
Bianca, na lista interna do GPOPAI (estão copiados nesse email) sugeriram conectar outros grupos para fazer uma cartilha resposta.
Criei uma página para fazermos isso, abaixo da página sobre recursos educacionais abertos, veja:
http://br.wikimedia.org/wiki/Recursos_educacionais_abertos/Cartilha_ABDR
Todos estão gentimente convidados a editar o wiki acima.
Se não conseguirmos colaborativamente refutá-los, ponto para a ABDR.
A idéia do Ricardo da lista do Partido Pirata para enviarmos uma possível cartilha nossa nos mesmo locais que estão sendo distribuídos a da ABDR é boa. Alguém consegue descobri onde estão?
[]'s,
Tom
Em 22 de fevereiro de 2010 23:22, Bianca Santana biancasantana@gmail.com escreveu:
Tom! Já existe estratégia pra lidar com essa coisa? Alguém articulado? Pensei em fazer o mesmo que estou pensando pra cartilha do Escola Legal:
- escrever um texto que contraponha as bobagens, o que pode até resultar
em
outra cartilha, 2. imprimir a cartilha deles e rabiscá-la todinha, mostrando todas as bobagens; scannear e botar na rede de novo.
beijos
Em 22 de fevereiro de 2010 16:40, Everton Zanella Alvarenga everton137@gmail.com escreveu:
http://www.linhaselaudas.com.br/site/imgmateriasmidia/Cartilha_bx.pdf
É preciso refutá-los.
---------- Mensagem encaminhada ---------- De: Pablo Ortellado paort@usp.br Data: 22 de fevereiro de 2010 16:34 Assunto: [sociedade-civil] [Fwd: Fw: ABDR/ Ameaça à educação] Para: sociedade-civil@gpopai.org
Cartilha da ABDR sobre pirataria e mercado editorial
-------- Original Message -------- Subject: Fw: ABDR/ Ameaça à educação Date: Mon, 22 Feb 2010 16:30:13 -0300 From: Guilherme Varella - Testes e Pesquisas <> To: Pablo Ortelado
Pessoal,
encaminho e-mail da Fernanda, da Ação Educativa, com material importante a ser analisado.
A ABDR está nitidimente articulada em torno do assunto LDA e educação. Essa cartilha dá mostras de que o enfrentamento será duro. É importante ficarmos atentos aos argumentos deles, especialmente aos ligados à indústria do livro e empregos gerados, porque podem pegar com o Ministério.
Recomendo a leitura: http://www.linhaselaudas.com.br/site/imgmateriasmidia/Cartilha_bx.pdf
Obrigado, Fernanda.
Abs,
Guilherme
[http://www.idec.org.br/ CTRL + Clique para seguir o link] http://www.idec.org.br/
----- Mensagem encaminhada ---- *De:* *Enviadas:* Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010 0:51:05 *Assunto:* ABDR/ Ameaça à educação
Guilherme,
você já viu isto aqui?
Cartilha da ABDR...
Revisão da Lei de Direitos Autorais: uma ameaça à Educação
http://www.linhaselaudas.com.br/site/imgmateriasmidia/Cartilha_bx.pdf
sociedade-civil mailing list sociedade-civil@lists.gpopai.org http://lists.gpopai.org/listinfo.cgi/sociedade-civil-gpopai.org
-- http://blogdotom.wordpress.com/sobre
-- Você recebeu este email pois está inscrito na lista "Recursos
Educacionais
Abertos - Brasil". Para enviar um email para essa lista, envie um email para rea-lista@googlegroups.com Para sair dessa lista, envie um email para rea-lista+unsubscribe@googlegroups.comrea-lista%2Bunsubscribe@googlegroups.com http://groups.google.com/group/rea-lista
-- Você recebeu este email pois está inscrito na lista "Recursos
Educacionais
Abertos - Brasil". Para enviar um email para essa lista, envie um email para rea-lista@googlegroups.com Para sair dessa lista, envie um email para rea-lista+unsubscribe@googlegroups.comrea-lista%2Bunsubscribe@googlegroups.com http://groups.google.com/group/rea-lista
-- http://blogdotom.wordpress.com/sobre
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l