Gente,
Estou vendo que há uma enorme confusão nisso. Houve alguns encontros em que conversamos sobre o assunto do escritório da WMF aqui no Brasil: eu vi o encontro em Haifa, WikiSampa 10, encontro na Tea Connection. Também falei por duas vezes pelo telefone com a Carol faz teeempo. Não estive no WikiSampa 9 e/ou encontro da Carol em SP. Vou falar sobre o que eu sei.
Vai haver um escritório da WMF no Brasil, muito provavelmente. Nós até apoiamos a criação deste escritório na carta à WMF[1]. Deixem de especulações, o papel do escritório foi esclarecido e todas as perguntas feitas a esse respeito foram respondidas. Se ainda resta dúvida, continuem perguntando. Não há nada de obscuro aqui, isso está sendo tratado de forma transparente (e até demais a meu ver, já que é um escritório da WMF, e não um capítulo). O que quero dizer é que todo esse papo de que o diretor do escritório vai dar suporte à comunidade não procede. Não é esse o papel do escritório. Eles irão desenvolver pesquisas, realizar algumas parcerias (universidades, empresas de tecnologia, doadores), enquanto não pudermos fazê-lo. E só. Não irão coordenar e nem avaliar o trabalho dos voluntários. Nem o Conselho Diretor da WMBr o fará, conforme combinamos. O trabalho dos voluntários continua sendo autogerido, no espírito dos mutirões. Quem dará *suporte* é o Conselho Diretor do capítulo e não o Diretor do escritório da WMF. E esse vocês podem escolher, e até mesmo se candidatar se quiserem, lá na wiki[2]. Só não tem remuneração, o que não deve ser um obstáculo para a gente.
Enfim, vamos conversar sobre o relacionamento do capítulo (que é o que está em nossas mãos) com o escritório, que não é nosso. Nós e a WMF já manifestamos mútua vontade de caminhar juntos, com quer que esteja à frente dos dois.
Temos muitas coisas para fazer aqui e, se querem saber, o que me incomoda é perdermos o foco. Qualquer desabafo ou especulação é motivo para nos distrairmos, basta ver o histórico desta lista nas últimas semanas. A maior parte da energia de voluntários valiosos é gasta em discussões existenciais sem qualquer implicação prática ou em questões pessoais/individuais/particulares/comportamentais.
Que tal traduzirmos as respostas às questões propostas pelo ChapCom?[3]
CB
[1] http://br.wikimedia.org/wiki/Carta_de_entendimento_5/8/11 [2] http://br.wikimedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_do_Escrit%C3%B3rio [3] http://br.wikimedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Perguntas_do_ChapCom