Ale,
Para você, que envolve outros movimentos análogos em São Paulo (veja que em momento algum eu me declaro contrário ao tipo de organização dos mutirões, aliás, acho-os de uma simplicidade, eficiência e pioneirismo fantásticos) certamente não percebe qualquer problema de representatividade. Mas para mim, que me esforço a partir de Brasília, e foco no setor público, não encontro muitas portas abertas para uma relação informal. Não vejo só benefícios em uma associação, mas principalmente como OSCIP e mais ainda daqui a 3 anos, quando puder se qualificar para firmar termos de parceria diretamente com ministérios, receber doações em acervos, emitir cartas de reconhecimento para que wikijornalistas possam se apresentar em eventos restritos à imprensa, entre uma série de outras coisas.
Enfim, não generalize as características de São Paulo para o resto do país porque não é bem assim. O movimento todo ganharia enormemente em representatividade se pudesse contar com uma organização oficialmente reconhecida pela WMF como parceira na promoção de projetos na área de conhecimento livre, que compartilhem missão similar à da própria WMF. Não digo que os mutirões não fazem isso, e se não precisarem de nada do chapter, tudo bem. A questão é que mal não faz, e pode beneficiar outra parte do movimento que não encontra as portas assim tão abertas a tratar parcerias diretamente com as pessoas.
Outra vantagem é que uma organização pessoa jurídica pode captar recursos do setor privado para a consecução dos projetos, o que é impossível individualmente. Isso dá novas possibilidades.
E o melhor: quem não quiser se reportar ao chapter por quaisquer questão, não precisa. Não vejo em lugar algum a intenção de liquidar os mutirões. Eu pretendo continuar em mutirões sempre que possível. E buscar o apoio do chapter quando necessário.
Castelo
Em 15/03/2011 02:11, Alexandre Hannud Abdo escreveu:
Ni!
On 03/12/2011 01:28 AM, CasteloBranco wrote:
um /chapter/, que poderia resolver os problemas de representatividade do movimento brasileiro
Só uma questão técnica.
O movimento não tem um problema de representatividade.
Os chapters fazem parte do movimento, mas não o representam. São ONGs independentes apoiadas pela fundação, com um contrato mais liberal de uso de suas logomarcas e eleitoras de dois membros da sua diretoria.
Nenhum chapter representa o movimento ou a WMF. Isso é ponto pacífico e mesmo um importante argumento legal utilizado nos casos de ações contra os chapters.
Pode ter sido um engano no caso do seu longo e-mail, mas muitas pessoas parecem carregar uma mistificação do que sejam os chapters. Receio que essa fantasia prejudique nosso entendimento comum.
Abs, l e
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l