Oi, Daniela!
Parece bem bacana! O pessoal do Grid USP está ajudando de alguma forma? Fui pesquisar agora na Internet para entender do que se tratava e vi que ano passado já houve uma apresentação:
http://ccsl.ime.usp.br/integrade/en/CPBrazil2009
Esse ano só posso participar no fim do dia e no fim de semana. Já coloquei meu nome como voluntário da Wikimedia Brasil http://br.wikimedia.org, então nos veremos por lá!
Includive, gostaria de divulgar nossa carta de princípios e convidar a assiná-la quem concordar (ou até apresentar críticas e sugestões):
http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:Carta_de_Princ%C3%ADpios
Será legal discutirmos sobre ela lá!
[]'s!
Tom
P. S. desculpem o cross-posting.
2010/1/11 Daniela B. Silva danielabsilva@gmail.com:
Oi, todomundo!
Finalmente conseguimos fechar com a Campus Party um projeto que vamos desenvolver por lá. Chama-se Grid Público.
A ideia é montar uma infraestrutura remota, compartilhada, escalável e colaborativa pra rodar aplicativos de dados públicos, assim como muitas universidades e organizações do mundo já fazem no caso de pesquisas científicas. Formando um grid computacional, em vez de precisar de uma super máquina pra processar dados de projetos que são de interesse público, mas que até trazem algum custo de infraestrutura quem implementa (como o Parlamento Aberto ou o SACSP, por exemplo), é possível somar a capacidade de processamento excedente de diversas outras máquinas, e rodar esses projetos numa infraestrutura realmente 'pública'.
No lançamento na Campus Party – onde tem um monte de gente e um monte de computador –, nós vamos disponibilizar o middleware do Grid Público (que na verdade é um middleware que já existe, desenvolvido pelos pesquisadores de grid da USP), pra que qualquer um possa baixar e começar a colaborar, cedendo parte do poder de processamento e/ou de armazenamento não utilizado do seu computador pra rodar projetos que queiram utilizar a estrutura do grid.
Além disso, nós vamos fazer uma oficina de programação paralela – um conhecimento necessário aos desenvolvedores e programadores que quiserem colocar aplicativos no Grid Público. O Diogo Cortiz (oi, Diogo, dá um alô!), que está aqui na lista do #thackday e que fez mestrado nessa área, está coordenando essa iniciativa junto com a gente e pode ajudar a tirar dúvidas sobre isso.
A Campus Party cedeu algumas inscrições gratuitas pra levar nossa comunidade pro evento. Podemos aproveitar pra fazer um "Hackathon" (como se fosse um "HackDay" imersivo e extendido por uma semana na CP), já usando a estrutura do Grid Público – adaptando projetos pra rodar nesse ambiente ou criando novos. Ou então hackeando tudo o que aparecer pela nossa frente, como a gente gosta de fazer. Quem topa?
Quem quiser participar da Campus Party precisa dar um alô pra gente o mais rápido possível. Temos que fechar uma lista até quarta-feira com as informações de quem vai pra lá, ok?
Beijos a todos!
Dani
-- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hackday" dos Grupos do Google. Para postar neste grupo, envie um e-mail para thackday@googlegroups.com. Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para thackday+unsubscribe@googlegroups.com. Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR.