Jaider, a sua síntese no email anterior para mim foi ótima, na minha opinião. Foi justamente um ponto que quis levantar, mas descrito em duas linhas.
Acho a discussão válida, sim. Apesar de meus parcos conhecimentos de filosofia, tenho interesse no assunto. O post inicial do Abdo suscitou um texto que me pareceu pertinente ao contexto, texto que eu havia lido há anos e estou pensando novamente no assunto. Coincidentemente, achei esses dias o livro 'Em busca de um mundo melhor', do Popper, onde ele aborda no começo do livro sobre o conhecimento. Ele divide esse começo em três parte: o conhecimento, a realidade e a formação da realidade pelo conhecimento. Quando falei que tentaria explicar o que entendi por conhecimento "inutil" e conhecimento útil, não deixei de pensar no assunto, mas notei que carecia de um pouco mais de conhecimento para fazer bem feito o que me propus. :-)
Lerei sua indicação, Jaider. Obrigado. Suas intervenções não foram, de modo algum, incômodas. Inclusive o tema para reflexão.
E essa discussão não deixou de ser válida, de modo algum. Inicialmente o Névio quis indicar a votação da lista de agências de um banco. Pessoas com opíniões diferentes acabaram discutindo o assunto e todos que não vêm com verdades prontas saíram ganhando.
[]'s,
Tom
2010/1/25 Jaider Andrade Ferreira jaideraf@gmail.com:
Bom dia a todos, Obrido pela consideração Tom,
Para complementar o post que você recomendou, vale a pena dar uma olhada neste trecho: Assim falou Zaratustra/Terceira Parte/Da Virtude Amesquinhadora http://pt.wikisource.org/wiki/Assim_falou_Zaratustra/Da_Virtude_Amesquinhado...
Em minha mensagem anterior, apenas quis sintetizar o que foi dito (ou o que entendi), até o momento da discussão, em duas frases. Nada acrescentei. Somente a síntese da tese e da antítese. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dial%C3%A9tica
Mas, se estou incomodando, não me custa ficar omisso.
Penso que esta é uma discussão colaborativa. E mesmo "pseudo-filósofos e intelectuais de plantão" são bem-vindos desde que tragam suas críticas construtivas aos projetos.
Uma coisa que me intriga é: Por que vocês são tão agressivos entre vocês mesmos? Mas isso seria um outro tópico a ser discutido (e portanto uma outra mensagem de e-mail). Não precisam responder. Apenas reflitam. É só uma dica.