Não dá pra ser contra esse texto por um simples motivo: não explica. É negérico demais.
O texto tem que ter muito claro o que quer dizer. Por exemplo, o que entendemos por "desenvolvimento harmonioso da humanidade"?
O que entendemos por "independência e autonomia"? Para mim, só é independente e autônomo quem não depende financeiramente de ninguém, quem paga suas próprias contas. Não está claro quem financia, se aceitamos dinheiro do governo, se aceitamos dinheiro de empresas, se concordamos em afanar a grana que deveria ir para os impostos.
No item "Liberdade", restringimos a liberdade de acesso apenas ao conhecimento criado "colaborativamente"? Ou participamos de iniciativas que procurem alterar a legislação de direitos autorais? Mesmo problema de " Acessibilidade e qualidade". Falando em acessibilidade, o termo é utilizado para designar a possibilidade de "acesso" ao conteúdo por pessoas com necessidades especiais. Temos posição sobre isso?
No item " Abertura e diversidade" diz-se que acolhemos qualquer pessoa. Show. Mas não há ressalvas? Acolhemos que crê que o conhecimento deve ser restrito? Acolhemos que não concorda com os princípios definidos na carta?
Em "Independência", é o que eu já disse no início: o que consideramos "independente"? Seremos uma Oscip? Receberemos dinheiro do Estado? Cremos que as empresas devem, ao invés de pagar impostos, dar o dinheiro pra nós? Entendemos que, quando se tira dinheiro dos impostos, se tira dinheiro da escola pública, da saúde pública? Concordamos com o uso do dinheiro público por empresas e entidades (leia-se ONGs) privadas?
O que quer dizer "articula de forma descentralizada"?
É necessário explicar. Parabenizo a iniciativa, mas o texto é vazio de sentido. Não define o que deveria definir: os princípios.
O problema mais grave: não há sequer uma linha sobre os projetos da Wikimedia Foundation. Nem uma linha sobre Wikipédia, Commons, News...
Como disse na primeira mensagem do assunto, a discussão precede o documento. É natural que o documento seja vazio de sentido, porque discutimos muito pouco os princípios.
Outra coisa importante: o texto pressupões que existe uma Wikimedia Brasil, o que não está bem claro com as últimas mensagens.
Os últimos emails por aqui dão um tom de que não precisamos e não seremos uma organização formal, mas nos construiremos como movimento balizados pela carta de princípios. Se essa é a decisão do coletivo, então não há "Wikimedia Brasil".
Saudações.
-- Porantim
2008/12/8 nevio carlos de alarcão nevinhoalarcao@gmail.com
Pessoal, acho melhor, quanto ao quarto princípio: "A vontade de ouvir precede o ato de falar". Pode parecer trocar 6 por meia dúzia, mas tem uma sutileza fundamental. É inclusive meu princípio básico nessa lista. O diãlogo enriquece a aprendizagem, mas se não ouço e busco compreender não posso criticar. Abraços Nevinho
2008/12/8 Thomas de Souza Buckup thomasdesouzabuckup@gmail.com
Pessoal,
Concordo com a necessidade de uma Carta de Princípios, pois ela nos ajudará a atuarmos com base em nossos valores comuns, o que certamente já temos, basta alinharmos todos esses princípios e valores em um texto suficientemente objetivo e claro.
Com base nas discussões desta lista, nos comentários do Meta e em algumas referências de Carta de Princípios que encontrei na Internet (copiadas ao final do texto), proponho abaixo um primeiro rascunho para a Carta de Princípios da Wikimedia Brasil. Podemos começar a discutir o texto aqui na lista e, assim que possível, produzirmos colaborativamente o texto final no Meta.
CARTA DE PRINCÍPIOS
WIKIMEDIA BRASIL
mutirões de conhecimentos livres
A visão de um mundo onde qualquer indivíduo passará a ter livre acesso à soma dos conhecimentos da humanidade inspirou a criação da Wikimedia Brasil.
A Wikimedia Brasil é um espaço aberto para debate, desenho de propostas, articulação de ações e troca de experiências entre voluntários interessados em realizar de maneira descentralizada e auto-organizada iniciativas que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade.
A Wikimedia Brasil articula com independência e autonomia iniciativas que podem contar com a colaboração de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, mas, sem representá-las, ou por elas ser representada, em qualquer esfera.
Os voluntários da Wikimedia Brasil compartilham os seguintes princípios:
O sonho de unir precede a iniciativa de afastar;
O desejo de construir precede o impulso de disputar;
A liberdade de criar precede a possibilidade de controlar;
O ato de ouvir precede a vontade de falar;
O desafio de compreender precede a oportunidade de criticar.
Os seguintes valores devem são respeitados na Wikimedia Brasil e projetos articulados por seus grupos de voluntários:
· Liberdade
Assegurando que todos os indivíduos tenham total liberdade para usar e usufruir dos benefícios da utilização de conhecimentos criados colaborativamente, liberdade para fazer e redistribuir cópias, completas ou parciais, de informações ou expressões, e liberdade para alterar, fazer melhorias e distribuir conteúdos derivados.
· Acessibilidade e qualidade
Garantindo que conhecimentos criados colaborativamente tenham alto padrão de qualidade e que possam ser constantemente atualizados e acessados, tanto em formato digital, quanto físico, por qualquer indivíduo no Brasil.
· Abertura e diversidade
Respeitando, valorizando e acolhendo sem discriminação religiosa, econômica, sexual, racial ou de qualquer tipo, todos os interessado em fazer parte da Wikimedia Brasil de forma a privilegiar sempre o diálogo e o respeito mútuo.
· Independência
Atuando de forma autônoma em relação ao Estado, empresas privadas, credos religiosos, partidos políticos e demais organizações da sociedade civil.
· Transparência
Comunicando e respondendo às legítimas solicitações das várias partes interessadas de maneira equânime, transparente e sem subterfúgios, garantindo-lhes veracidade e objetividade nas informações.
· Comunidade
Engajando e empoderando continuamente a comunidade de voluntários da Wikimedia Brasil na condução de projetos que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil.
A Wikimedia Brasil estará sempre aberta para a pluralidade e diversidade de iniciativas e ações de voluntários que atuam respeitosa e civilizadamente, mas, sobretudo, que acreditam na boa-fé dos demais, pois esta é uma postura fundamental em qualquer ambiente colaborativo.
A observância aos compromissos assumidos e a sinceridade em assumir apenas aqueles compromissos com capacidade de cumpri-los são condições que sempre podem ser cobradas dos voluntários e demais partes nos projetos da Wikimedia Brasil. Os próprios voluntários devem identificar, discutir e agir em situações, atuais ou potenciais, que ponham em risco a coerência e a consistência dos princípios e valores desta carta.
A Wikimedia Brasil é plural, diversa, não-confessional, não-governamental e não-partidária que articula de forma descentralizada ações concretas para construir um mundo onde qualquer indivíduo terá livre acesso à soma dos conhecimentos da humanidade
Por fim, a adesão a esta Carta de Princípios é condição para a participação como voluntário na Wikimedia Brasil.
http://www.participacaopopular.org.br/downloads/CARTA%20DE%20PRINCIPIOS%20DO...
http://reinehr.org/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=183
http://www.intervozes.org.br/o-intervozes/carta-de-principios
http://www.sedes.org.br/Instituto/cartade.htm
http://www.esplar.org.br/quem/carta.htm
http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3356&Alias=Ethos&L...
http://multimedia.olympic.org/pdf/en_report_122.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Cinco_pilares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Normas_de_conduta
abraços,
Thomas _______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l