Just my €.02,
Waldir Pimenta escreveu:
Em segundo lugar, o problema que indiquei antes (do risco de serem considerados links patrocinados) mantém-se e fica ainda mais acentuada com a tua proposta de sugerir que eles "paguem por hit". Como tu próprio dizes, a própria ideia de acrescentar a ferramenta é boa em si, e é essa a *única* razão que podemos indicar para acrescentar a ferramenta à wiki. O facto deles doarem os 50 cêntimos seria precisamente isso: uma *doação*, e não uma compra. Caso contrário, estaremos a entrar no terreno pantanoso e polémico de links patrocinados...
A minha opinião é que esta questão é "pantanosa" à partida... sem querer lançar nenhum tipo de insinuação, mas tendo em conta uma Wikipédia "free, free of publicity", pode tornar-se ameaçadora.. honestamente, embora dividido, tendo a concordar com alguns dos pontos apontados pelo Rui Silva, que soube muito bem escrever aquilo que eu já tinha também pensado.
Penso que a questão fundamental é: em que é que a ferramenta vai ajudar a Wikipédia? Eu não estive na reunião, mas estou com dificuldade de entender o que é que um mind map pode trazer de *útil* à Wikipédia para além de ser "giro de ver" (com o devido respeito pelo trabalho inerente). Não me entendam mal, por favor.
Do ponto de vista técnico-comercial, também me soa a meia-palavra: ocorrem neste momento grandes transformações no mundo da "Data Visualization" e o projecto parece-me *muito* interessante do ponto de vista comercial. Mas continuo sem conseguir encaixar o benefício que nos traz tal ferramenta - até porque as mais-valias financeiras são hipotéticas e de natureza aleatória. Não critico sequer o valor, pois não devemos ter essa presunção.
A ideia não é esta ser uma fonte de lucro substancial para nós (e respondendo ao Rui, nem para eles: eles planeiam vender o produto apenas em certos casos de uso mais intensivo, e por preços módicos; vejam os detalhes em http://mapyourinfo.com/subscribe-donate), mas apenas uma forma de ambas as partes terem benefícios (os utilizadores da Wikipédia com uma ferramenta extra de exploração/navegação, e eles com mais visitantes à sua ferramenta). Uma parceria, precisamente.
Se nos dissessem assim: "nós iremos disponibilizar a ferramenta numa área do toolserver, e colaborar convosco para que essa disponibilização não seja abusada [prejudicando o percurso comercial do produto]", aí o interesse era outro, porque a ferramenta passava a integrar o "nosso" site... e que não invalida todo uma imagem megalómana a dizer "conheça mais features no site da IC21". É assim que eu considero um "benefício" mútuo, com duas direcções.
Imagino que tê-los como /sponsors/ da Academia seria viável. Eles mostraram-se abertos a qualquer cooperação futura. Podemos entrar em contacto e ver se eles podem contribuir monetariamente ou com algum tipo de equipamento que seja preciso, e obviamente eles estariam interessados tanto em ter o logo entre os sponsors como em apresentar a ferramenta.
Eduardo, anota aí essa indicação, pff. Eu vou entrar em contacto com eles para formalizar o convite.
Alguns detalhes em relação às dúvidas do Rui: a ferramenta pode ser usada para fazer mind maps dinâmicos a partir da Wikipédia (e isso é free para todos), mas também pode ser usada para alojar mapas de outras fontes (por exemplo de conteúdo de blogs ou websites, ou mesmo mind maps construidos directamente com uma ferramenta própria). Esses usos já serão pagos, pois as pessoas irão ou usar os servidores deles ou adquirir o software que eles desenvolveram para colocar nos sites deles.
Como já disse, consigo ter uma vaga ideia do potencial comercial, e é bastante apelativa.
Mas no nosso caso, isso não se aplica: o que teremos seria apenas um link para o mind map corresponde a um dado artigo, tal como o exemplo que indiquei anteriormente do Visual Wikipedia: http://www.viswiki.com/en/Portugal#wikimap-map
Vejamos a questão de outra maneira: Se a Microsoft fizesse um plugin para o Word que permitisse submeter os artigos para a Wikipédia, ias colocar um link lá?
Fui pesquisar pelo Google Translator Toolkit na wikipédia EN http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Special%3ASearch&redirs=0&... Uma rápida pesquisa não mostrou qualquer referência "oficial"...
O OpenOffice já faz algo parecido também, e não creio que seja listado como "ferramenta"....
E repare-se que estas ferramentas realmente podem *ajudar* a Wikipédia [e afins] e não são meramente "visuais".
Ainda, as possiveis colaborações pontuais com a UFP nunca foram indicadas como condicionais ou dependentes desta parceria! Peço desculpas se transmiti essa impressão. Eles mostraram-se genuinamente interessados em apoiar o nosso e outros projectos relacionados com acesso universal ao conhecimento, pois partilham dessa filosofia.
Eu quero deixar claro que estou a fazer o papel do advogado do diabo, que aliás já o fazia na Wikipédia. Tudo o que envolve a Wikipédia e interesses comerciais deve ser cuidadosamente analisado, NMO.
Espero ter abordado as questões principais. Penso que podemos chegar a um consenso rapidamente e implementar os links no histórico (nota: eles já colocaram, em http://mapyourinfo.com/why-we-donate, a WMP como uma das organizações para as quais as pessoas podem doar os 0.50€, o que reforça o que eu quis dizer anteriormente de isto não ser um acordo financeiro, mas antes uma parceria win-win) de forma a informá-los da nossa decisão e iniciar os contactos para uma possível sponsorship da Academia.
Não percebi: implementar os links no histórico?