Hm, devo ter-me explicado mal. A ideia é precisamente essa, que preencham online _e_ que imprimam esse formulário, no qual só será preciso acrescentar a assinatura, já que os restantes dados preenchidos são também impressos directamente no formulário.
De resto, o que achaste? Se puderes, comenta naqueles pontos que mencionei na minha mensagem.
Waldir
2010/2/15 Béria Lima berialima@gmail.com
Waldir... e se fizéssemos um meio termo: Os sócios preenchem o formulário on-line (que vai para nossa base de dados automaticamente) e, assim que terminasse de o fazer, abriria-se uma pop-up com o mesmo formulário já preenchido, somente com uma linha de assinatura faltando, para que eles imprimissem, assinassem e nos mandassem?
Não seria melhor assim? Ou a lei obriga que seja completamente manuscrito? _____ Béria Lima (Beh) (351) 925 171 484
No dia 14 de Fevereiro de 2010 01:56, Waldir Pimenta waldir@email.comescreveu:
Caros,
Dediquei o dia de hoje à resolução das dificuldades técnicas que até agora impediram que tenhamos lançado o processo de registo de sócios. Poupar-vos-ei os detalhes técnicos, mas o dilema era: ou tínhamos um pdf que as pessoas podiam fazer download, imprimir, preencher e enviar-nos; ou teríamos um formulário online que as pessoas preencheriam e depois imprimiam para preencher novamente e enviar (porque é preciso um documento em papel para legitimar o registo). Ora, sendo online tinhamos as vantagens de ficar com a base de dados preenchida automaticamente (com poucos membros não é difícil digitalizar os dados à mão, mas se se inscrevesse um grupo de pessoas, íamos ter problemas de mão de obra). Com esse método, também podia ser feita a validação de dados. E ainda não teríamos problemas com a legibilidade da escrita de quem preenchesse os formulários. Mas esse método exigiria que as pessoas preenchessem o formulário duas vezes, o que ia tornar um processo já por si só maçador numa experiência potencialmente desmotivante. No entanto, evitar isso faria com que perdessemos as vantagens do registo online mencionadas acima.
A solução passa portanto por conseguir que o formulário preenchido online seja impresso e apenas se tenha que o assinar. Após passar o dia a implementar e testar inúmeras tentativas, penso que consegui fazer isso. Tenho um pdf com um formulário, que pode ser preenchido e enviado directamente para nós, bem como impresso (gravar o pdf directamente para impressão posterior não é possível, infelizmente — nesse caso ele terá que ser preenchido novamente). Os dados ainda não estão a ser encaminhados para uma base de dados/folha de cálculo, mas isso já se poderá fazer com relativa facilidade.
Peço-vos que testem o formulário, que coloquei online em http://waldirpimenta.com/formulario_registo.pdf (testem à vontade, que os dados não estão a ser gravados). Gostaria de ter feedback a nível de:
- campos que contém (tentei reduzir ao mínimo indispensável),
- qualidade das mensagens explicativas ou de erro
- robustez da validação de dados
- design do documento
Façam aí um test drive e digam o que acharam, para podermos abrir finalmente as portas a novos membros!
Abraços, Waldir
WikimediaPT mailing list WikimediaPT@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt
WikimediaPT mailing list WikimediaPT@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt