De facto, essa é um definição mais técnica. Mas não convém que os relatórios apresentem grandes saldos positivos, visto que quem contribui (ex: doadores, sócios através de quotas, etc) quer saber que o dinheiro é gasto e bem gasto, sendo uma das melhores maneiras de se assegurar que continuam a contribuir. Dinheiro parado pode ser inconveniente.
Divagando, há quem estabeleça reserva estratégica que serve para fins bem definidos e movimentada em dets situações. Neste caso poderia haver quase sempre saldo positivo, com dinheiro parado, mas com propósito claro de acudir a situações + complicadas.
Mas estratégia financeira deixo para quem sabe.
Lije
2009/11/13 Cadum cadum@vodafone.pt
Acho que a lei que regula o mecenato é esta:
http://www.verbalegis.net/mecenato.htm
Quanto aos dinheiros, não ter fins lucrativos não quer dizer que não possamos ter saldo positivo. O que não podemos é distribuir lucros pelos associados.
Em 09/11/13 15:43, L S escreveu:
Realmente, ontem estive a ver um relatório da WMDE, e para já fiquei pasmados com o $$$ que já movimentam, e as entradas eram iguais às saídas de $$$. Afinas, somos uma entidade sem fins lucrativos, o que não quer dizer que fiquemos sem activos (reparei que a WMDE gastou dinheiro num escritório, pelo valor devem ter comprado, portanto).
Qto a sócios e doações, ontem também estive a pesquisar e a WMF utiliza o sistema DRUPAL+CIVICRM. Já conheço o CIVICRM há algum tempo, mas nunca utilizei em modo de produção. Devo dizer que é super completo embora admita que pensem que é um sistema demasiado pesado para nós, sobretudo agora no início e porque requer tempo de aprendizagem, configuração e testes. A WMF tem várias pessoas entendidas na matéria e mesmo uma especialista.
Fica a sugestão. Podem testar aqui a última versão de testes: http://sandbox.civicrm.org/ e aqui, ver as característica/potencialidades: http://civicrm.org/
Qto a deduções nos impostos, confesso que nunca consegui compreender o que é necessário para se ter.
Lije
2009/11/13 Rui Silva ruizinhomoz@gmail.com
Parabéns!
Penso que, para que o fisco não nos caia em cima, o que é preciso é gastar o dinheiro todo que entra!!!![?] Penso que, se na altura de mostrar as contas ainda sobrar dinheiro, um plano da sua utilização com prazos deve ser aceite - terá que ser demonstrado no relatório seguinte, ou no prazo que eles indicarem.
Abraços
Rui Silva
2009/11/13 Waldir Pimenta waldir@email.com
Boas notícias!
A conta foi criada ontem (embora ainda falte tratar de alguns documentos da parte do Anastácio e do André) e hoje fui às Finanças fazer a declaração de início de actividade.
O processo de registo está portanto completo (finalmente!!!). Estamos isentos tanto de IVA (porque não realizamos actividades comerciais) como de IRC (Imposto sobre o Rendimento das pessoas Colectivas), por sermos uma associaço de fins não lucrativos que se dedica a actividades consideradas de âmbito cultural. Só temos que manter as nossas contas em ordem (manter registos do que entra e sai, recibos, etc).
Não sei o que temos que fazer para permitir que as doações que nos sejam feitas possam ser dedutíveis dos impostos, alguém sabe algo a respeito? Também falta implementar a estrutura de inscrição de membros (formuláruio online?) e de doações. Nuno, tens experiência nesse campo?
Waldir
2009/11/10 Waldir Pimenta waldir@email.com
2009/11/10 MANUEL DE SOUSA manuel.sousa@exponor.pt
Temos, isso sim, de abrir a conta bancária (...)
Quanto à conta: acabei de falar com o Anastácio, e infelizmente só a
poderemos criar na quinta, devido a um atraso na recepção de um documento que ele precisará para poder ser um dos titulares.
Quinta-feira logo a seguir ao almoço, se tudo correr bem, dou feedback aqui na lista sobre o assunto.
Waldir
WikimediaPT mailing list WikimediaPT@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt
-- Rui de Paula e Silva (Ph.D.) Instituto de Investigação Pesqueira (Fisheries Research Institute) Av. Mao Tsetung, 389 Maputo Moçambique Tel. (serv) +258-21-490-307 Fax (serv) +258-21-492-112 Mobile +258-84-857-0977
WikimediaPT mailing list WikimediaPT@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt
-- Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.
Participe também: http://wikimedia.org/
WikimediaPT mailing listWikimediaPT@lists.wikimedia.orghttps://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt
WikimediaPT mailing list WikimediaPT@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt