Pessoal,
Espero que tenham tido (ou que estejam a ter) umas férias bem retemperantes!
Como é sabido, está a terminar o mandato dos órgãos sociais da WMPT eleitos em 2009 e, no próximo mês de setembro, teremos que convocar uma assembleia-geral para eleger uma nova equipa para o biénio 2012-2013.
Creio que não estou a dar novidade a ninguém ao dizer que, apesar dos seus já dois anos de existência, a WMPT continua hoje a defrontar-se com muitos dos problemas próprios de um capítulo recém-formado: continuamos sem saber ao certo se a associação tem uma situação legal e fiscal plenamente regularizada; sem ter o problema da sede resolvido; sem sabermos, ao certo, quantos associados temos; sem uma política de angariação de novos associados; sem um modelo de financiamento; com pouco impacto, tanto junto da sociedade portuguesa, como da comunidade "wikimédica" internacional; etc.
É evidente que, nestes dois anos, muito foi feito (e continua a ser feito) entre nós. Mas, do meu ponto de vista, tal tem resultado mais de circunstâncias de momento, aliadas ao espírito de sacrifício de um número reduzido de elementos, e não tanto das diretrizes ou do envolvimento direto da Direção ou da mobilização da associação no seu conjunto. É óbvio que, por tudo isto, ainda se deve enaltecer mais a atitude louvável das pessoas que não se têm conformado com o monismo dominante e que, durante estes dois anos, têm tomado a iniciativa de fazer coisas! Se não fossem elas, aí sim é que a WMPT teria estagnado por completo...
No entanto, acho que este estado de coisas não pode continuar e acredito que, no futuro, podemos fazer muito mais e muito melhor. Basta que nos unamos em torno de objetivos comuns e que saibamos gerir os nossos recursos (tanto financeiros como humanos) de forma mais eficaz.
Ao longo dos últimos meses tenho conversado com vários elementos desta lista, o que me levou a decidir avançar com a constituição de uma lista a apresentar ao próximo ato eleitoral.
Como já tenho dito, entendo que os novos órgãos sociais devem abranger um maior número de wikipedistas: procurando captar os elementos mais ativos para a Direção e propondo cargos na Mesa da Assembleia-Geral e no Conselho Fiscal àqueles que têm menor disponibilidade de tempo.
Concretamente em relação à Direção sou de opinião que o número de elementos deve ser alargado, de forma a que todos os assuntos relevantes na gestão corrente de um capítulo local possam ter um responsável adstrito. A experiência destes últimos dois anos provou que não basta ter uma Direção composta por um presidente, um tesoureiro e um secretário. É fundamental que haja na Direção responsáveis pela comunicação, pela angariação de associados, pelos sistemas, pelo CRM, pelo site, pelas redes sociais, pela captação de patrocínios, pelos contactos com as escolas, com os GLAM, etc. (esta lista não pretende -- é claro -- ser exaustiva, sendo também certo que algumas destas áreas podem ser reunidas sob uma mesma pessoa). Como também tenho dito, acho que a todos estes responsáveis deve ser concedido o título de "vice-presidente", seguido da designação da sua área de atuação. Creio que, com esta medida, logramos três objetivos:
1. Envolvemos mais pessoas nas atividades correntes da WMPT;
2. Criamos uma maior especialização e responsabilização de cada elemento;
3. Concedemos um "reconhecimento" oficial e formal a cada responsável (i.e., uma coisa é alguém se apresentar numa instituição como "vogal" ou "segundo secretário", outra bem diferente é poder dizer que é "vice-presidente" da WMPT).
Envio este e-mail para a lista com o objetivo de aferir quem está disposto a abraçar este desafio comigo e que vice-presidências entendem ser relevante vir a criar. Conto convosco para, em conjunto, construirmos uma WMPT melhor!
Fico a aguardar V. feedback com expectativa.
Um abraço a todos,
Manuel de Sousa