Sexta, 3 de Dezembro de 2004 08:20, Luis Fagundes escreveu:
- Vandalismos e copyrights
O que fazer? Várias medidas foram propostas, mas não se implementou nada como regra, apenas como recomendação. Penso que eles se tornarão mais escassos quando houverem menos links vermelhos, e por isso, proponho uma coisa que já é idéia antiga: desenvolver o máximo possível de esboços, nem que sejam de uma linha ou frase, apenas.
Duvido que se consiga reduzir o número de links vermelhos nos próximos meses. Os "vandalismos" na maioria são pontuais e sem consequência de maior e há uma boa resposta por parte da comunidade, pelo que os considero um problema menor. A unica coisa que gostaria de ver mudar era que em vez de nos limitarmos a marcar páginas como lixo, se tivesse o cuidado de substituir o lixo por um esboço.
Cuidado com os esboços! Ao criarmos um esboço para tirar os links vermelhos, estamos removendo uma informação importantíssima aos editores. Quando um leitor vê um link vermelho, imediatamente percebe o espaço para contribuição, enquanto um esboço só é percebido ao clicar. A recomendação é colocar um {{esboço}} no final do artigo (vejam http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Esbo%C3%A7o), então uma vez que o esboço é marcado como tal, não vejo como isso reduziria o vandalismo. Aliás, não percebi a relação entre redução dos links vermelhos e redução do vandalismo.
A maioria dos "vandalismos" são causados por leitores que, ao seguirem uma ligação vermelha, são colocados na edição de um novo artigo.
Creio que a criação do máximo de esboços diminuiria a qualidade da wikipédia. Talvez a solução seja estarmos atentos para corrigir os vandalismos, se formos em grande número, venceremos :-).
Em tempos também achei que as ligações vermelhas chamariam mais a atenção dos leitores para colaborar na Wikipédia. Entretanto cheguei à conclusão que isso não acontece e que um bom esboço pode ser mais motivador. Isto porque muitos leitores terão tendência a sentir-se "intimidados" com uma página em branco, não sabendo como começar. Por outro lado um esboço apresenta ao leitor uma página já com alguma estrutura e, preferencialmente, categorizada, que permite o futuro colaborador integrar-se melhor no projeto.