Lol, confesso que deixei-me levar e desenterrei velhos ideais da adolescência... =P Interessante a tua perspectival, Felipe. Vou pensar nisso ;)
Waldir
On Dec 15, 2007 1:31 PM, Ivone Wegmann ivone_wegmann@hotmail.com wrote:
Felipe concordocom vc ...e preciso jogar fora estes padroes competitivos e criar padroes mais elasticos ! 1 abraço ivone
Date: Fri, 14 Dec 2007 23:52:36 -0300 From: micaroni@gmail.com To: wikipt@lists.wikimedia.org Subject: Re: [WikiPT] Google Knol
Eu já acho que isso não tem absolutamente nada a ver. O ser humano é por natureza competitivo, mesmo dentro de um projeto filantrópico como a Wikipédia. Na própria Wikipédia o que se vê nos bastidores é uma disputa de egos sem fim. Eu diria até que numa empresa extremamente capitalista não há tanto corporativismo e tanta deslealdade como na política da Wikipédia. Podemos tomar o governo brasileiro também como exemplo: teoricamente uma organização do povo, mas a politicagem, deslealdade e corrupção é a regra, e não a exceção. Como explicar esse tipo de coisa? Já numa empresa (pelo menos de acordo com minha experiência) o que observo é um ajudando verdadeiramente o outro, vejo ética, razão acima da emoção etc.
A competição saudável é positiva, isso é lógico e basta observar o mundo pra perceber isso.
Acho que temos que esquecer esse papo CAPITALISMO VS SOCIALISMO
é uma visão de mundo extremamente ultrapassada, nossa realidade é outra. O ser humano é por natureza competitivo, como então usar isso para o benefício individual e também do todo? É assim que deveríamos pensar. Mas, infelizmente, algumas pessoas só conseguem ver o mundo em azul ou vermelho, direita ou esquerda. Blérgh.
abraço!
On Dec 14, 2007 10:10 PM, Waldir Pimenta waldir@email.com wrote:
Sem falar que eu desconfio sempre de ideias baseadas em competição em vez de colaboração. Quando há dinheiro envolvido, há competição; isso desperta os instintos primitivos egoístas do ser humano, podendo converter-se em acções desleais, etc. Já sistemas sociais baseados em colaboração apelam ao nosso lado altruísta, favorecendo o sentido de comunidade, gratidão e lealdade, que também faz parte do nosso âmago como seres humanos.
Pessoalmente, penso que essa mistura de instintos egoístas e altruístas / individuais e sociais / competitivos e colaborativos é o que torna a nossa espécie tão complexa e interessante!
Abraços, Waldir
On Dec 15, 2007 1:02 AM, Felipe Micaroni Lalli < micaroni3@gmail.com> wrote:
Exatamente!! Com licenças livres, um pode ajudar o outro e conseguimos
nosso
objetivo: difundir o conhecimento humano. Se a licença não for livre,
mesmo
pagando acho difícil que o negócio vá pra frente.
abraço, Felipe.
On Dec 14, 2007 9:00 PM, Waldir Pimenta <waldir@email.com > wrote:
A partir do momento em que os autores receberão pagamento, o sistema estará condenado.
Tal como [[m:user:Benjamin Mako Hill]] disse no post "Wikimedia and the Free Culture Movement" [ http://whygive.wikimedia.org/2007/12/11/16/], "Wikipedia has succeeded not *in spite* of the fact that the encyclopedia is free but *because* the encyclopedia is free".
Como vários posts em blogs e fóruns de discussão sobre o assunto apontam, o sistema do google irá ser vítima certa de spam, com pessoas a tentarem obter receitas dos ads referentes a artigos com nomes que serão muito pesquisados. Duvido muito que esta iniciativa tenha sucesso. Mas a ser disponibilizada numa licença aberta (pareceu-me que o google dará aos autores a opção de escolher a licença), será mais uma fonte para enriquecer a Wikipédia! =D
PS - Ver o post do blog oficial do google:
http://googleblog.blogspot.com/2007/12/encouraging-people-to-contribute.html
Abraços, Waldir
WikiPT mailing list WikiPT@lists.wikimedia.org http://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikipt
WikiPT mailing list WikiPT@lists.wikimedia.org http://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikipt
Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!
WikiPT mailing list WikiPT@lists.wikimedia.org http://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikipt