[Wikimedia Brasil] Iberocop São Paulo 2012 proposta

Rodrigo Tetsuo Argenton rodrigo.argenton em gmail.com
Terça Dezembro 13 05:59:57 UTC 2011

Primeiro ponto, senti muito mais apoio para fazer em S.Paulo do que no Rio;
segundo ponto, estive no Festival de Cultura Digital e só tinha paulistano
no evento; terceiro ponto, Rio de Janeiro consegue ser ridiculamente mais
caro que S.Paulo; quarto ponto, nossos parceiros mais próximos estão aqui,
recebi até respostas positivas de parcerias para S.Paulo; quinto ponto,
mesmo a comunidade do Rio iniciando um processo de fortalecimento, que
talvez em 1 ano já fique maior que a comunidade de S.Paulo, acho que ainda
hoje a comunidade de S.Paulo tem um bus factor maior

Acho que Pietro, Castelo e Daniela apoiavam o Rio, Daniela sumiu, Castelo
está em DF e Pietro SP...

Dito isto.

Conversei em privado com alguns cabeças-duras sobre o formato. Podemos
muito bem aplicar o modelo que aplicamos no Sesc Pompeia nesse evento e
teremos resultados tão bom, senão melhores que o modelo argentino. O que
implica isso, um evento aberto, sim, um evento sem delegados, calma, a
gente garante aqueles 20 calangos que os argentinos gostam, depois a gente
abre para a participação de quem quiser, como a separação seria por tópicos
(modelo de desconferência do Pompeia), se houver muitos brasileiros
torrando e tendo tópicos brasileiros, se o tópico só interessar a
brasileiros, só terá brasileiros naquela discussão, acaba o draaaama, se o
tópico for global, terá gente do mundo, simples.

Outra coisa, acho importante convidar possíveis parceiros em atuações
locais ou gerais (ou matemático, ou um ou outro ou os dois, vou utilizar
isso ao longo do texto, se já não o fiz), pois aumenta o leque da visão,
aproxima contatos de eventuais parceiros nossos, mas que atuam em outros
países e não são parceiros da comunidade da Wikimedia naquele outro país...
além disso compartilham as visões, não fica um clube da WIki (para isso
eles têm uma Wiki) e aproveita o motivo pelo qual o evento é rotativo, o
público e a cultura local.

hospedagem, é muito legal ficar em hotel, muito luxo, serviços e o caraio,
mas para aumentar a participação das pessoas, podemos fazer acordos com
hostels, tal como foi feito no Congresso fora do Eixo, ou ainda alugar uma
casa aonde todo mundo de fora possa interagir, aumentando assim a sintonia
entre todos, e tem uma outra ideia maluca, que eu ainda tenho que pensar
como aplicar, pois dependendo do local do evento, é inviável...

A grana, ..., bom não sei como estará o processo de legalidade nossa, se
tiver tudo lindo, Lei de Incentivo, abraço entra a grana, faz o evento para
5 milhões de pessoas sem problemas, não estando ok, ainda recebi resposta
positiva de uma empresa sobre recursos, pouco, mas positiva, e de um
voluntário nosso sobre a organização do evento em si, fora WMF, eu ainda
estou correndo atrás pois não discuti com a comunidade sobre isso, então
nem me aprofundei.

Em resumo, S.Paulo, modelo Pompeia, hostel/casa, aberto, participação de
parceiros, lei de incetivo/procurar parceiros.

Fica a proposta, mas temos que ir logo, temos que dar um "vamos fazer" para
o Iberocop, e ainda temos que nos organizar para o Forum Social Mundial
Temático, e para a nossa legalização, fora o CP que não conta... a é, ainda
tem um GP no meio do caminho

Então vamos embora, começar a elucubrar menos e decidir mais. Abraço
--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton em gmail.com
+55 11 7971-8884