[Wikimedia Brasil] Capítulo local que não é uma entidade legal?

Gustavo D'Andrea direito em gmail.com
Segunda Junho 15 20:45:31 UTC 2009

Olá Everton, e todo o pessoal da lista!
Bom, parece que voltamos ao grande assunto: a constituição formal do
capítulo brasileiro da Wikimedia. Admito que tenho participado pouco da
lista, mas tenho notado um esforço muito grande e honroso dos membros
através das discussões e projetos, e mutirões e, enfim, todas as questões
relacionadas ao conhecimento livre. Foi ao mesmo tempo empolgante e
divertida a busca por um nome específico (WikiBrasil...) para os esforços
conjuntos, e muitas iniciativas estão em andamento, como se pode ver na
página que lista os diversos mutirões. Em relação à enciclopédia que lancei
(a Forensepédia), sempre obtive valiosas opiniões desta lista, desde o
início, desde a decisão sobre a licença a ser adotada, entre outras
questões. É por isso que achei bem estranho que uma proposta de apresentação
a respeito de um dos temas mais importantes relacionados aos assuntos
relativos à Wikimedia no Brasil - e ainda considerando o tamanho do Brasil,
sua importância crescente no cenário lusófono, latino-americano e, por não
dizer?, global - ter sido (tal proposta de apresentação) recusada.

Temendo, ainda hoje, fazer pergunta sem nexo, faço uma pergunta assim mesmo:
a existência e o desenvolvimento dos mutirões, com o nome de WikiBrasil, e
com a organização que os colaboradores brasileiros decidirem adotar
(informal ou formal) depende, em algum nível, da Wikimedia? Em outras
palavras, pergunto: a WikiBrasil não pode "viver" sem a Wikimedia?

Para os que estão com tempo e paciência de ler, tomo a liberdade de
transcrever alguns trechos de comentários que fiz na época em que estávamos
discutindo mais a questão da formalização ou não formalização (em pessoa
jurídica) dos mutirões:

Mais navegação, mais confusão...

Desculpem qualquer insistência minha, ou dificuldade de entender. Mas a

questão não é colocar em pleno funcionamento a Wikimedia Brasil como

capítulo brasileiro da Wikimedia Foundation? E para isso, não é

imprescindível formalizar uma pessoa jurídica, para poder lidar com

financiamento e, aí sim, avançar para os projetos propriamente ditos?

Por que perguntei essas coisas? Porque a Wikimedia Brasil tem que existir

legalmente. E se é assim, é melhor formalizar logo. Se não, qualquer ação

judicial (por exemplo) vai recair numa sociedade de fato, ou talvez até nas

pessoas físicas dos responsáveis pelo grupo. Aí não vai sobrar um

colaborador.

"TINLA".

(...)

Mais uma vez venho escrever um pouco depois que as discussões já tenham
avançado. Peço desculpas por essa demora.

Parece que a discussão sobre o nome do movimento vai para o meta. Então,
voltando ao início das discussões, alguma confusão surgiu no momento de
oferecer tradução, mudando o nome do movimento de volta para Wikimedia
Brasil.

Imagino que seria do interesse de todos estabelecer uma estrutura de
funcionamento, ainda que informal, para o movimento. Se não, é bom lembrar,
há o risco de haver divisão em dois grupos, o que já foi discutido antes.
Essa discussão volta agora, porque já se fala em duas coisas diferentes:
WikiBrasil e Wikimedia Brasil. Indício de divisão? Espero que não, mas é
possível.

Ah... TINLA!

(...)

[U]ma forma possível de evitar a formalização sem que esta seja desejada,
quando se fala em adesão à Carta de Princípios, seria, talvez, incluir um
subtítulo na Carta... algo como "efeitos da adesão à presente Carta... a
adesão não implica em formação ou ingresso em nenhum tipo de associação etc
etc etc...". E talvez, no início da Carta, poderia ter algo como "a
WikiBrasil não é associação etc etc etc...".

Seria interessante, também, começar a pensar da composição de artigos ou
posts que exponham o movimento como filosofia, e não com entidade. Aí,
direciona-se a questão até mesmo para o campo da sociologia e os esforços
pela divulgação do movimento e pela abertura do conhecimento se tornaria
atitude pedagógica...

Seria legal se fosse organizado um blog sobre o movimento. Textos mais
estáticos têm suas vantagens.

Abraços!!

Gustavo D'Andrea