[Wikimedia Brasil] missão - Re: Perguntinha

Felipe Micaroni Lalli micaroni em gmail.com
Segunda Janeiro 26 18:58:19 UTC 2009

2009/1/26 Porantim <porantim em gmail.com>

> Pois é, Felipe. Esquerdismo é um termo extremamente pejorativo para
> qualquer um que saiba o que é ser "de esquerda".

Vergonha da sua própria ideologia?

> Acho que tem tudo a ver. Por exemplo, o liberalismo defende que as ONGs
> fiquem com o dinheiro público. É uma posição política que influi muito se
> quisermos formalizar as coisas aqui.

É justamente o contrário! O libertarianismo (não sei sobre o que você chama
de "liberalismo") defende que não exista dinheiro público, e muito menos que
uma ONG receba dinheiro público. Uma ONG receber dinheiro público é estar
fazendo negócio com uma milícia armada corrupta chamada Estado.

> Definir essas questões também auxilia muito no que podemos esperar uns dos
> outros. Auxilia na compreensão de qual lógica você e eu usamos para chegar
> às conclusões. Ajuda a compreender o que você quer dizer quando utiliza este
> ou aquele termo.

Tudo bem, quanto a isso eu concordo. Acho que é importante que a posição
política de cada um fique clara aqui, para que possamos tentar formar uma
Wikimedia imparcial.

> Sobre estar "equivocado", Lipe, temos um problema. O capitalismo pressupõe
> a exploração do homem pelo homem. Para mim, é uma questão de princípio
> terminar com essa exploração. Assim, apesar de eu estar aberto a escutar e
> pensar sobre todos os seus argumentos, você esbarraria no sistema lógico que
> utilizo para raciocinar, já que você nega o que para mim é princípio.

O capitalismo que conheço não pressupõe "exploração do homem pelo homem".
Isso é jargão vazio de esquerdista. O capitalismo que acredito pressupõe uma
sociedade pautada na ética, na justiça e em trocas voluntárias, apenas isso.