[Wikimedia Brasil] [Organização]

Joaquim Mariano da Costa Neto joaquimmariano em yahoo.com.br
Terça Dezembro 9 01:55:20 UTC 2008

    Eu sempre gostei da idéia de aceitar dinheiro de alguém contra quem nós trabalhamos. Pessoalmente, acho que reforça e valoriza o nosso trabalho saber que alguém tentou comprar nossa simpatia e não foi bem sucedido. Não seria interessante se, por exemplo, o Greenpeace recebesse dinheiro da Standard Oil e, mesmo assim, ocupasse as suas refinarias? Obviamente a Standard Oil suspenderia os cheques no dia seguinte. De qualquer forma, acho que isso reforçaria a isenção do Greenpeace.

    O problema disso é a mulher de César. Realmente é difícil se fazer acreditar honestamente, quando quem paga as suas contas é justamente quem você diz combater.

    Assim, quanto a essa restrição de doação, sou indiferente. Eu sei o que faço e sei que um cheque da Microsoft, por exemplo, não vai mudar o que faço. Como já disse, eu pessoalmente até gostaria de receber um cheque da Microsoft e mostrar para ela que eu continuo defendendo o software livre exatamente como eu defendia.

    Se acharem cabível, o ponto de reforço pode ser aprofundado:

- As doações que aceitarmos não serão dedutíveis de qualquer tributo e não implicarão qualquer privilégio, ônus, obrigação, dependência ou vinculação com o doador. Não receberemos doação de doador que discorde, contrarie ou viole os nossos princípios estabelecidos ou as ações e atividades que empreendemos.

    Quanto à democratização do conhecimento, é muito simples: não se alcança a democratização do conhecimento sem que a educação seja democratizada. Sem educação plena, nenhuma Wikipédia consegue democratizar o conhecimento. E para democratizar a educação, ela precisa ser boa, ampla (vertical e horizontalmente), gratuita, excitante (porque pensar e aprender deveriam ser atividades extremamente prazerosas), etc., etc., etc. Pontos sobre financiamento estão rodando. E sobre conhecimento e educação? Vamos?

        Joaquim Mariano da Costa Neto

________________________________
De: Porantim <porantim em gmail.com>
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. <wikimediabr-l em lists.wikimedia.org>
Enviadas: Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2008 22:29:42
Assunto: Re: [Wikimedia Brasil] [Organização]

Joaquim, gostei da sua formulação, mas acho que falta ainda alguma coisa.

Além de declararmos que não vamos nos meter nessa fossa que são as ONGs no Brasil, temos que dizer que nos posicionamos contra o que fazem.

Será que aceitamos dinheiro de qualquer um? O Greenpeace, por exemplo, tem suas contas pagas pela Standard Oil (dona da Exxon Mobil e uma das maiores poluidoras do mundo), através da Fundação Rockefeller [1]. Como pode se dizer sério se quem paga suas contas é quem vc diz combater? Óbvio que o Greenpeace nunca se levantou contra a Exxon ou a SO...

Na mesma linha, se defendemos a democratização do conhecimento, precisamos defender a democratização da educação, sua gratuidade, qualidade e dignidade.

-- Porantim

[1] http://www.rbf.org/grantsdatabase/grantsdatabase_show.htm?doc_id=616987
http://www.undueinfluence.com/greenpeace.htm