[Wikimedia Brasil] Fwd: Wikimedia Brasil

Castelo michelcastelobranco em gmail.com
Sábado Novembro 12 17:09:47 UTC 2011

Olha, francamente... esse péssimo clima na lista já está atrasando
nossas ações.

Sim, eu e Fábio fomos consultados porque uma pessoa do ChapCom queria
que a gente mandasse um breve texto explicando o reinício dos trabalhos
de aprovação. Pelo que nos foi descrito, era algo bem simples, só para
contextualizar e preparar o próximo passo, que virá agora. Não é nada
demais, nada de novo e não havia nada a decidir ali. Não achei que fosse
necessária tanta burocracia. É como se alguém perguntasse a vocês o que
raios é Wikimedia Brasil e vocês dissessem "peraí que vou colocar sua
pergunta na lista de discussão, esperar duas semanas para formular um
texto que represente de novo o consenso do grupo e aí eu te respondo".
Eles só nos pediram isso porque estávamos perguntando sobre prazo para
aprovaçao do ChapCom, essas coisas. Eu perguntei para Ray Saintoge,
membro do ChapCom que conhecemos no ônibus lá em Haifa (ele está do lado
do Mateus qdo o Tom gravou aquele vídeo sobre "fuleragem"). A Béria
perguntou para outra pessoa do ChapCom e a resposta, para nossa
surpresa, foi que precisávamos "reiniciar" o processo de aprovação.
Pensei que isso significaria mexer nas páginas do Meta, o que com
certeza ia precisar ser discutido com todos, mas depois que disseram que
bastaria aquilo para fazê-lo, fiquei mais tranquilo.

Na época, estávamos até o pescoço discutindo o wikiconcurso, e o
encontro com o Barry em Sampa, vejam a data. E eu mesmo disse que se era
só isso que eles queriam, não precisava atribuir mais um trabalho e
levar semanas discutindo uma bobagem dessas. Fiz aquele texto na pressa
e devo ter cometido alguns erros mesmo. Na minha proposta inicial estava
"with support from the Board", ou algo assim, mas eu pretendia dizer que
a estrutura mínima (o tal Board, por falta de conhecimento de um termo
melhor para designar isso) apoiaria as atividades dirigidas pela
comunidade. O Fábio notou ambiguidade com o Board of Trustees e a gente
acrescentou o WMBR. É só, não tem pegadinha nenhuma nisso. Acho até que
isso é a resposta para a pergunta 2, não sei porque eles incluíram de
novo isso. Sugiram um termo melhor para designar em inglês o Conselho
Diretor da WMF (e, de quebra, o fiscal), e passamos a adotar imediatamente.

No texto de ontem, estou fazendo apenas perguntas, não estou falando em
nome de vocês. Isso foi discutido aqui na lista e não chegamos a um
consenso sobre tradução juramentada ou não. O Maurício (que esteve lá na
Wikimania), ofereceu-se para ajudar a traduzir e eu queria evitar um
trabalho em vão, descobrindo de uma vez por todas se essa tradução tem
que ser juramentada ou não. Lembrar que isso não é uma exigência legal
ou brasileira. Seria uma exigência do ChapCom que pagaria por isso
(cerca de 500 dólares). Eu não mandei a mensagem com cópia porque não dá
para enviar a mesma msg para uma lista fechada e outra aberta, então
mandei para o ChapCom, e um minuto depois, para vocês. No outro e-mail,
a Beria fez o mesmo.

Já sobre os contratos (estatuto não é um contrato, é um documento
interno) entre a WM-BR e a WMF, temos uma posição dos advogados: fazer a
tradução juramentada e registrar (confirmar a autenticidade) no
Consulado dos EUA no Brasil. Sorte que o teor dos contratos é curto e a
tradução é paga por lauda (=25 linhas de até 1000 palavras) e não por
documento, então será beeem mais barato do que o estatuto, que tem umas
17 laudas. Não sei se já resolveram a questão do novo contrato entre WMF
e Chapters, mas o velho dá 2 laudas (~100 reais para a tradução
juramentada).

CB