[Wikimedia Brasil] Res: Res: Histórico do número de admins da Wikipédia

João jolorib em gmail.com
Quinta Fevereiro 17 14:30:26 UTC 2011

O meu ponto é: grande parte desses artigos não precisariam ser eliminados
- a não ser em caso de crime - portanto, menor seria a necessidade de
administradores. Já bati nessa tecla por várias vezes, basta pré-defini-los
como não enciclopédicos e colocá-los num domínio não indexados nos motores
de busca externo.

Na verdade os artigos eliminados não são realmente apagados, administradores
podem ve-los. Então isso já ocorre, são colocados num domínio que não
aparece ao populacho comum, pobres mortais que não tem os botões atômicos. O
processo de decidir o que não é enciclopédico geraria o mesmo desgaste que
a  eliminação gera hoje, receberíamos e-mails reclamando que ''meu artigo é
enciclopédico, sim, o que o senhor está pensando''. Agora se esse seu
domínio for aberto a todos, bom, usem o Knoll, aquele troço do Google cheio
de lixo que ia acabar com a Wikipédia.

apagar...a não ser em caso de crime
Isto é outro processo, chama-se oversight, esse sim apaga tudo, até o
histórico, mas só para uns poucos casos especiais

[...]
Quem vai definir? Como isso vai ser operado? No que difere do processo
atual?

para grande parcela dos contribuidores, o "tesão" nos projetos da Wikimedia
está em criar algo novo
Não creio nisso, o grande tesão da maioria dos novos editores é divulgação *de
grátis*, de um negócio, um link, de uma idéia, de um antepassado. Muitos são
profissionais que ganham dinheiro com isso, fazendo o artigo da empresa ou
do patrão, alguns com competência, a maioria sem. *Açeçor de inpremça* é o
que mais tem, por causa da audiência e dos motores de busca.
Tem uma grande quantidade de fãs, só edita o artigo do Harry Porter,
Pokemon, Plínio Salgado, Testemunha de Jeová ou Criacionismo, por que a
Wikipédia tem muito mais audiência que o fanzine, wiki ou blog específico.
Não vamos esquecer dos veganos.
Outra parte significativa está lá para vandalizar, destruir, criar artigos
fake, o Salebot não dá conta de todos.
Uns poucos tem realmente tesão em contribuir com ''um mundo onde toda a
informação...'', aquelas coisas que o Jimbo fala. mas são poucos.

Jo