[Wikimedia Brasil] Queda no número de voluntários

Danilo Macedo do Carmo dan.mac22 em gmail.com
Domingo Julho 26 23:38:40 UTC 2009

Acho que isso não é novidade para ninguem, muitos editores fazem comentários
na esplanda sobre a queda no numero de voluntários.

Existe uma lógica nisso, o número de internautas dispostos a cooperar com a
Wikipedia é limitado, e como o número de artigos possíveis também é finito,
não é possivel que o número de editores apenas se estabilize, pois uma hora
o editor não verá mais nenhum artigo em que ele possa e queira colaborar,
fazendo-o abandonar o projeto.

A Wikipedia e os ouros projetos não devem continuar serem mantidos apenas
por voluntários, eles fizeram um ótimo trabalho até agora, mas no momento em
que eles demontram estar perdendo o interesse pelo projeto, mesmo tendo
tantos esboços e artigos por criar, faz-se nescessário que a Fundação,
juntamente com os capítulos, estudem uma nova abordagem para os projetos.

Na minha opinião a Fundação e os capítulos deveriam contratar pessoas cujo
único trabalho seria fazer edições, não edições aleatórias ou que sejam de
seus interesses como os voluntários fazem, mas edições que sejam importantes
para o projeto e que os voluntários não fazem. Um bom exemplo de páginas
importantes que estão abandonadas são os projetos da Wikipedia, eu vigio
três projetos lá e as edições são rarícimas, e quando editam são para fazer
alguma pergunta, se houvesse alguem que constantemente atualizasse a lista
de artigos pedidos, artigos a melhorar e selecionasse dentro da área de cada
projeto as prioridades, seria exelente, pois os editores membros dos
projetos (eu me incluo entre eles) não querem ficar procurando nos artigos
dentro da área do projeto o que precisa ser feito, eles querem encontrar na
página do projeto uma lista pronta com o que deve ser feito e uma forma
organizada que ajude a coordenar as edições dos membros do projeto, isso é
uma tarefa exaustiva e que exige continuidade, o que não agrada aos
voluntários.

Essa é apenas um exemplo de tarefas importantes que não agrada a um
voluntário, um outro exemplo seria organizar as categorias, eu criei um
projeto para isso mas os voluntários que estavam me ajudando acabaram
deixando o projeto, eu mesmo me senti desmotivado depois de um tempo, mesmo
sabendo que é um trabalho importante e nescessário para melhoria da
qualidade da Wikipedia. E não é só nos projetos Wikimedia que acontece isso,
isso é uma caracteristica de todos os projetos que envolvem voluntários, o
Linux por exemplo, é um sistema operacional que tem um enorme potencial, o
problema é que ele é desenvolvido majoritáriamente por vloluntários, que
geralmente desenvolvem algo relacionado ao que gostam e não algo que seja
realmente nescessário, não fosse por isso o Linux já teria subistido o
Windows a muito tempo. Outro exemplo é o proprio Wikimedia Brasil, no começo
todos se empolgaram, fizeram várias páginas no meta, discutiam
constantemente o desenvolvimento do capítuo, criaram vários mutirões, mas
agora os mutirões estão quase parados, muitos nem saíram do papel, muito
pouco foi discutido sobre os argumentos da organização da Wikimania e da
lista da Fundação contra o nosso sistema. Enfim, voluntários não são capases
de manter uma organização e motivação por muito tempo.

Umas das coisas mais difícis de argumentar daquelas que foram ditas na lista
da Fundação é o problema da continuidade, que é inerente de qualquer
atividade voluntária que procure se manter por muito tempo. Uma ONG pode
trazer muitos problemas, mas traz tabém a estabilidade e uma referência para
os voluntários e suas atividades, e as doações trazem motivação e
continuidade. Agora, com a queda no número de editores na Wikipedia,
precisamos mais ainda de uma abordagem alternativa ao voluntariado, o que
nos une é a visão de um mundo onde todos tenham acesso a soma de todo
conhecimento, para atingir esse objetivo é preciso ação e organização, o que
não precisa vim apenas de voluntários, se o nosso modelo não se demontrar
eficiente e contínuo, então temos que rever o modelo e estudar outras
abordagens, e o mesmo vale para a Fundação e o modo como administra suas
wikis.

Danilo